quarta-feira, 30 de junho de 2010

'Foi surpresa para mim também', diz Índio da Costa após indicação

Deputado do Rio de Janeiro foi oficializado como vice de José Serra (PSDB). 
Indicação aconteceu após série de conversas e até anúncio de outro nome.

Deputado Índio da Costa (DEM-RJ)
(Foto: Brizza Cavalcante/Agência Câmara)

O deputado Índio da Costa (DEM-RJ) disse nesta quarta-feira (30) ter sido surpreendido com sua indicação para o posto de candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB). A oficialização da aliança aconteceu nesta quarta cerca de uma hora após o anúncio do nome do deputado do Rio de Janeiro.

O parlamentar discursou na convenção do DEM logo após ter seu nome aprovado por aclamação. “É com muito orgulho que aceito essa tarefa em nome do Democratas. Foi surpresa pra vocês, mas foi surpresa para mim também.”

Índio da Costa disse que “não tinha como recusar” o convite. Ele classificou Serra como “ o mais preparado para governar o país” e criticou o “loteamento da máquina pública” no governo federal.

O candidato a vice agradeceu ao ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM), que o lançou na política, e outras lideranças do partido. O discurso de Índio foi rápido –durou cerca de cinco minutos.

Biografia

Antônio Pedro de Siqueira Índio da Costa tem 39 anos, nasceu no Rio de Janeiro e está em seu primeiro mandato como deputado federal. É bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, com especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi três vezes vereador do Rio de Janeiro antes de se eleger deputado federal em 2007. Índio da Costa foi o relator do grupo de trabalho que analisou o projeto ficha limpa, que impede as candidaturas de políticos com condenações judiciais em órgãos colegiados.

Em 1993, primeiro mandato de Cesar Maia na prefeitura do Rio, foi assessor do Gabinete do Prefeito. Foi Secretário Municipal de Administração nos outros dois mandatos de Maia, em 2001 e 2005.

Índio da Costa se filiou ao antigo PFL, atual DEM, em 1995. Saiu da legenda em 1999 junto com Cesar Maia e filiaram-se ao PTB. Dois anos depois seguiu os passos de Cesar Maia e voltaram ao PFL.

Preso um dos homens mais procurados do Sertão de Pernambuco


Foi preso na madrugada de hoje em Belém do São Francisco, Osvaldo João dos Santos, de 43 anos, conhecido como Vavá Araquan. De acordo com a polícia, ele seria um dos homens mais procurados do Sertão de Pernambuco. Com ele foi apreendida uma pistola ponto 40 roubada, de uso exclusivo da Polícia Federal e por isso ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma.

Foragido desde 2001 do Presídio de Salgueiro, Osvaldo é suspeito de praticar homicídios, seqüestros e tráfico de drogas e possui 10 mandados de prisão, respondendo a 10 processos nas cidades de Belém de São Francisco e Cabrobó.

Guerra - Em abril deste ano, representantes das famílias Benvindo e Araquan vieram ao Recife para pedir celeridade no julgamento dos processos que envolvem integrantes de cinco famílias, numa guerra que durou 14 anos, no Sertão do estado. A paz já foi selada há 10 anos, mas a vida de muitos ainda está em suspenso enquanto aguardam uma decisão judicial. Um grupo com sete integrantes dos clãs foi recebido à tarde pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o desembargador José Fernandes de Lemos. O encontro foi bem-sucedido. O desembargador marcou uma nova reunião para receber a relação de processos do caso. O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público, Paulo Varejão, também recebeu os representantes das famílias e falou da possibilidade de designar um só promotor para tratar da questão. O resultado das reuniões transformou tensão em alívio."Achei ótimo. Acho que dessa vez vai resolver, se Deus quiser", comemorou na ocasião a esposa de Vavá Araquan, Cilene Carvalho.

Foi nos municípios de Belém de São Francisco e Cabrobó que ocorreu a guerra sangrenta, que matou cerca de 150 pessoas. No encontro com o presidente do TJPE, eles pediram agilidade no andamento dos processos - a maioria homicídio e alguns paralisados desde 1998. Também foi solicitado que os julgamentos aconteçam nas próprias comarcas de origem e não sejam desaforados para outros municípios. José Fernandes de Lemos escutou o grupo e disse que trabalharia para acelerar os processos. Mas como eles não levaram uma lista das ações e o andamento atual, o presidente do TJPE marcou uma nova reunião para a próxima semana. O desembargador sugeriu ainda que o grupo procurasse o Ministério Público de Pernambuco, já que para agilizar o andamento dos processos também é preciso uma atenção especial do MPPE.

No meso dia, representantes dos Benvindos e Araquan se reuniram com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público, Paulo Varejão. Ele recebeu o grupo, que estava acompanhado do deputado estadual Pedro Eurico (PSDB) e dos vice-prefeitos de Belém do são Francisco e Floresta. Varejão afirmou que tentará agilizar os pareceres do MPPE que estiverem pendentes.

Paz foi selada após 150 mortes

Terminar a briga na Justiça, mesmo com condenação por muitos anos e novas prisões é o que as famílias querem. Assim, todos poderão colocar uma pedra no assunto. Deixar no passado uma série de vinganças para honrar um sobrenome que resultou em cerca de 150 mortes. O que não se sabe ao certo é como tudo começou. A guerra entre Benvindos e Araquan parece enredo de filme, como a clássica rixa shakespeariana entre os clãs Capuleto e Montecchio. Famílias que se tornaram rivais por motivos passionais ou por luta pelo poder.

No caso dos Araquan, a discórdia não era só contra os Benvindo. Envolvia também rixa contra os Russo, os Cláudio e os Nogueira. Houve época em que os Araquans não podiam circular em Cabrobó ou Belém de São Francisco, enquanto as demais famílias eram impedidas de passar por Mirandiba e até Abaré, na Bahia. O choque entre os grupos começou com uma discussão em um bar cujo motivo até hoje não ficou claro. Há quem diga que a briga começou por causa de venda de maconha. As famílias afirmam que foi uma "questão de honra", como costumam falar na região do Sertão do São Francisco, entre Cabrobó e Belém.

Na época em que os problemas de honra era resolvido com sangue, várias pessoas das duas cidades abandonaram ou venderam suas terras e se mudaram para municípios e estados vizinhos. Selada a paz nas ruas, ainda há contas em aberto. Oito membros dos Araquan estão foragidos e 10 dos Benvindos. Há ainda cerca de 30 processos para serem apreciados em Belém e Cabrobó. Em vários processos há mais de cinco réus. Ao longo dos anos, muitos foram extintos por conta de morte dos acusados. Outros prescreveram.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

terça-feira, 29 de junho de 2010

PEC ressuscita aposentadoria integral

Proposta que beneficia juizes, defensores e procuradores já tem emenda que também estende o privilégio aos delegados das polícia


BRASÍLIA - Um artifício patrocinado por dois senadores tucanos pode ressuscitar a aposentadoria integral para juízes, procuradores e defensores públicos, sepultando uma das principais conquistas da reforma da Previdência (emenda 41) aprovada em dezembro de 2003. A nova bomba fiscal está pronta para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A medida, que ajuda a aumentar o rombo nas contas da Previdência, é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 46, de autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Com apoio do relator - outro senador tucano, Marconi Perillo (GO) - a PEC 46 diz que os juízes, como manda a Constituição (artigo 95, inciso 3º), não podem ter os "subsídios e proventos" reduzidos. Azeredo elaborou a PEC equiparando salário da ativa com benefício da aposentadoria.

Essa interpretação foi considerada um artifício por alguns parlamentares e especialistas. "O dispositivo constitucional citado (artigo 95) não fala em proventos, garantindo apenas a irredutibilidade do subsídio, que é o vencimento (salário) do magistrado no exercício da função", lembrou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) em voto separado apresentado à CCJ no último dia 2 de junho.

Quando começou a tramitar, em dezembro de 2008, a PEC 46 falava em repor a aposentadoria integral dos magistrados. Emendada pela quarta vez, a proposta já incluiu nos beneficiados da aposentadoria integral os membros do Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia Pública da União.

A última emenda, de autoria do senador Romeu Tuma (PTB-SP), apresentada no início deste mês, também devolve a aposentadoria integral para os delegados de todas as policias.

A partir de 2004, com a promulgação da Emenda 41, os brasileiros que entraram no serviço público deixaram de ter direito de se aposentar com salário integral - havia casos em que o benefício da aposentadoria era maior do que o último vencimento recebido. O valor do benefício passou a ser calculado com base na remuneração média de 80% das maiores contribuições.

Para evitar uma onda de ações judiciais foi estabelecida uma regra de transição para os que ingressaram no serviço público antes de 15 de dezembro de 1998, garantindo a integralidade e proporcionalidade para os servidores efetivos em 31 de dezembro de 2003.
Antes da reforma de 2003, o texto constitucional dizia que os servidores públicos podiam receber a totalidade da remuneração percebida no cargo efetivo desempenhado no momento da aposentadoria. A emenda 41 criou o chamado "regime proporcional de aposentadoria", mandou os servidores contribuírem para o regime próprio com base na remuneração total e criou o cálculo de aposentadoria por uma média de contribuições.

FHC e Guerra deixam reunião com DEM sem definição sobre vice

Aliados não gostaram da indicação do senador Álvaro Dias (PSDB). 
Presidente do PSDB diz que haverá novo encontro sobre o tema.

 O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, deixaram por volta das 16h desta terça-feira (29) a reunião na qual discutiam com líderes do DEM a indicação do senador tucano Alvaro Dias (PSDB) como vice na chapa de José Serra. De acordo com eles, a reunião não chegou a um consenso e novo encontro deve ser realizado ainda nesta terça. “Estou otimista, a conversa começou ontem, continou hoje e vai continuar”, disse Guerra.

A decisão dos aliados precisa ser conhecida em menos de 24 horas. Quarta-feira (30) é o último dia do prazo para que os partidos realizem convenções e definam seus candidatos.

O encontro no Hotel Emiliano, em São Paulo, contou com o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), o deputado federal e vice-presidente nacional do partido, Paulo Bornhausen (DEM-SC) e o senador José Agripino (DEM-RN). Além dos tucanos FHC e Guerra, estiveram no encontro o candidato ao senado Aluysio Nunes Ferreira (PSDB), o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) e o deputado João Almeida (BA), líder do PSDB na Câmara dos Deputados.

O ex-presidente FHC disse que é preciso  dar "tempo ao tempo”. Questionado se o DEM estará com o PSDB, ele se disse otimista. “Sempre estiveram, porque não vão estar agora?", afirmou. Ao ser perguntado se tinha certeza da adesão na aliança, ele reforçou a impressão de esperança no acordo. "Certeza nunca pode dizer que sim, mas estou otimista” FHC descartou ser um dos articulaores da paz entre os partidos e disse que foi ao encontro apenas para se informar do andamento das conversas. "O importante é cada um entender que o que está em jogo não são  pessoas, é o processo histórico”, disse o ex-presidente.

Histórico da crise

Na sexta-feira (25), Guerra confirmou a decisão do partido de indicar o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) para o posto. A notícia, vazada pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson, no Twitter, apanhou de surpresa os líderes do DEM, que reivindicam o cargo, e colocou em crise a aliança entre democratas e tucanos.

MDA anuncia inclusão da uva no Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, anunciou que nesta quinta-feira (01/07), o Conselho Monetário Nacional (CMN) vai aprovar a inclusão da uva no Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Segundo o ministro, a medida vai garantir tranquilidade aos produtores que acessam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para financiar a safra.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28/06), na sede da Cooperativa São Pedro, em Flores da Cunha, RS, em solenidade na qual foi oficializada a liberação de recursos federais da ordem de R$ 1 milhão para a elaboração dos estudos técnicos de uma planta industrial com capacidade para processar até 30 mil toneladas de uva por ano. Os recursos do MDA vão se somar a uma contrapartida de R$ 250 mil da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho).

Além da unidade industrial, o projeto MDA-Fecovinho prevê a constituição de uma nova associação, a Nova Aliança, que vai unir cinco cooperativas vitivinícolas da região: Aliança, São Victor, São Pedro, Santo Antônio e Linha Jacinto. Um dos objetivos do projeto é remodelar práticas cooperativas e de mercado, incorporando qualidade e maior valor agregado ao produto.
Cassel lembrou que o MDA já está investindo outros R$ 700 mil no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural, que beneficia 600 produtores de uva da região.

Pesquisa Vox Populi mostra Dilma com 40% e Serra com 35%

Pesquisa Vox Populi/Bandeirantes divulgada nesta terça-feira, 29, aponta a candidata do PT Dilma Roussef com 40% das intenções de voto contra 35% de José Serra (PSDB). Marina Silva (PV tem 8%. Brancos e nulos somam 5% e 11% não sabem ou não responderam.

Em eventual segundo turno, Dilma teria 44% contra 40% do tucano. Na espontânea, a petista aparece com 26% contra 20% de Serra. A pesquisa foi realizada com 3 mil eleitores entre os dias 24 e 26 de junho e tem margem de erro de 1,8 ponto percentual.

Polícia diz que Mércia levou tiro no queixo


A advogada Mércia Nakashima, encontrada morta em uma represa, foi atingida por um tiro no queixo, segundo informou o perito criminal Renato Patolli ao programa Brasil Urgente da TV Bandeirantes nesta terça-feira (29). A perícia, no entanto, diz não acreditar que o tiro a matou, pois ela foi atingida de raspão.

Patolli ainda disse ser provável que o assassino estivesse dentro do carro de Mércia quando fez o disparo. A polícia agora tenta buscar a arma usada no crime. O fragmento metálico parece ser de munição de revólver calibre 38, contou o períto.

Outra informação dada por Patolli é que o corpo de Mércia foi deixado no carro. Segundo a Polícia Civil, outros dentes da vítima foram encontrados no carro onde o corpo foi localizado. O perito disse que ainda não é possível saber se houve luta entre Mércia e o assassino.

O delegado Antônio Olim, que comanda as investigações, disse que vai receber nesta quarta-feira (30) o laudo sobre o fragmento encontrado.

Mércia desapareceu no final de maio, depois de sair da casa da avó. O corpo dela foi encontrado no dia 11 desse mês em uma represa de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. Um dia antes, a polícia localizou o carro da advogada no mesmo local.

Aspirador de pó

O perito também relatou que a polícia encontrou restos de vegetação no aspirador de pó de Mizael, ex-namorado e principal suspeito do crime. O Instituto de Criminalística deve estudar o vestígio para saber se faz parte da flora em volta da represa de Nazaré Paulista. Patolli disse que é prematuro comentar sobre esse suposto indício.

Cerca de 250 pequenos municípios poderão ficar sem recursos para moradia popular e urbanização

Termina amanhã (30) o prazo para que estados e municípios criem, por meio de lei, conselhos e fundos para o recebimento de recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Esses recursos podem ser usados para a construção de moradias populares e urbanização de favelas. A adesão dos estados e municípios teve início em 2006. Inicialmente, o prazo terminava em 2008, mas foi prorrogado até este ano.

Segundo a secretária nacional de Habitação (Ministério das Cidades), Inês Magalhães, 2,2 mil municípios estão pendentes e, nesse universo, cerca de 250 ainda não aderiram ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.

A pendência impede que essas cidades possam solicitar novos recursos do FNHIS e que os quase 250 municípios percam os investimentos já previstos, inclusive para as obras em andamento. De acordo com o relatório de gestão do fundo no ano passado, 207 unicípios que estavam pendentes eram cidades com menos de 20 mil habitantes. “Nos municípios pequenos a ação de habitação é muito residual”, explicou Inês Magalhães.

De acordo com a secretária, o objetivo do governo é criar um sistema nos três níveis federativos para o planejamento urbano e habitacional, e por isso é necessária a criação da legislação local. “Fazemos um apelo às câmaras de vereadores: caso os projetos [de lei municipal] já estejam nas câmaras, é fundamental que eles sejam aprovados com agilidade para que a gente não tenha a interrupção dos repasses”, ressaltou Inês Magalhães.

Segundo o relatório de gestão do FNHIS 2009, foram concluídas 116 obras, no valor total de R$ 74,3 milhões (R$ 24,3 milhões para habitação e R$ 49,9 milhões para urbanização e integração de assentamentos precários). Além dessas obras e recursos, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) viabilizou mais R$ 30,6 milhões para 97 obras (R$ 25,6 para habitação e R$ 5 milhões para urbanização e integração de assentamentos).

De acordo com o documento, o cenário em 2009 “demonstrou relevantes dificuldades técnicas e políticas” quanto às obrigações de adesão ao fundo. Além dos problemas de adesão das cidades, o relatório revela a dificuldade dos municípios que fazem os convênios em elaborarem seus planos locais de habitação necessários para execução.

Dos contratos assinados nos anos de 2007 e 2008, 64,4% não tiveram execução iniciada e menos de 6% tiveram a execução concluída. A conclusão do relatório é que falta “capacidade institucional” para gerir programas habitacionais à maioria dos municípios brasileiros.

Segundo a legislação, o FNHIS é composto por dotações do Orçamento Geral da União; recursos provenientes de empréstimos externos e internos para programas de habitação; contribuições e doações de pessoas físicas ou jurídicas, entidades e organismos de cooperação nacionais ou internacionais; recursos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social; entre outras fontes.

A Agência Brasil tentou entrevistar o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, mas não conseguiu estabelecer contato.

Polícia encontra vestígios de sangue no sítio e no carro do goleiro Bruno do Flamengo

De acordo com a rádio CBN, a polícia mineira confirmou nesta terça-feira que foram encontrados vestígios de sangue durante perícia realizada no sítio do goleiro Bruno, em Esmeraldas (Minas Gerais). O produto químico luminol revelou manchas de sangue na sala do sítio e em partes do carro do goleiro, apreendido no início do mês em uma blitz por causa de documentação irregular. Ainda não se sabe, porém, se o sangue é de Eliza Samudio, ex-namorada do goleiro que está desaparecida há três semanas. Roupas queimadas também teriam sido encontradas no local. O motorista de Bruno, Cleyton Gonçalves da Silva, presta depoimento à polícia no início da tarde desta terça-feira.

A delegada Alessandra Wilke, que concentra as investigações do caso, chegou no início desta tarde à Divisão de Homicídios de Contagem (DHC), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A delegada não quis falar com a imprensa. É grande a movimentação de jornalistas na porta da delegacia. Ainda não há informações sobre o horário que a polícia voltará ao sítio do jogador, no distrito de Esmeraldas, também na Grande Belo Horizonte, para retomar as buscas pelo corpo de Eliza. 

Também é grande a movimentação de curiosos e de profissionais de imprensa no portão do condomínio Turmalinas, onde fica o sítio de Bruno. A casa do goleiro é uma das mais sofisticadas do condomínio: tem dois andares e possui um amplo jardim, com playground para crianças, piscina e até um campo de futebol. A casa está aparentemente vazia: nenhum caseiro foi visto no local. 

Delegado diz que indícios apontam envolvimento de jogador
 
De acordo com o delegado do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa da Polícia de Minas Gerais (DHPP-MG), Edson Moreira, todos os indícios levam a crer que o jogador esteja envolvido no desaparecimento da estudante, mãe de uma criança de 4 meses que seria filho do goleiro. O delegado disse ainda que não há um prazo para dar fim às investigações sobre o desaparecimento. 

 
- Achamos vários indícios que envolvem o Bruno com o desaparecimento da moça (Eliza). É uma carta na manga que nós temos e estamos aguardando o momento certo para trabalhar em cima disso. Não adianta trabalhar com hipóteses. Isso não pode existir neste momento. É preciso ter calma em uma investigação deste tipo e desta natureza. Temos de ir devagar, qualquer coisa que for dita pode atrapalhar nas investigações. Mas quando se puxa uma prova, as outras vão aparecendo naturalmente. Isso acontece nesse tipo de caso - explicou Edson Moreira.
Indagado se Bruno realmente estaria envolvido no desaparecimento, o delegado afirmou ao Lancenet!:
- Você está completamente certo nesta questão - disse.
Ainda segundo o Lancenet!, um mandado de prisão preventiva pode ser emitido a qualquer momento para o goleiro Bruno, o amigo Macarrão, e um homem conhecido como Jorge. O atleta foi procurado na noite desta segunda-feira por pessoas próximas e não retornou às ligações em seu telefone celular. Também não teria sido encontrado em sua residência. 

Nesta segunda-feira, a polícia encontrou fortes indícios de que Eliza Samudio, de 25 anos, esteve no sítio do goleiro Bruno, em Esmeraldas , na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com mandado judicial , os investigadores entraram na propriedade, onde encontraram objetos que seguiram para perícia. Todas as testemunhas encontradas no local negaram a presença da mulher na casa . Ainda nesta segunda-feira, Bruno foi afastado de atividades do Flamengo.

Kaká e Fabuloso: 'conexão perfeita'

Depois da vitória por 3 a 0 sobre o Chile, meia e atacante se abraçaram e comemoraram mais um jogo em que mostraram sintonia fina no campo

Bola rolando no Ellis Park, em Joanesburgo. Substituído, Luis Fabiano está no banco de reservas. Kaká, que acabara de sair para a entrada de Kleberson, passa por lá, cumprimenta a todos, mas dá um abraço especial no camisa 9. Felizes, eles celebravam a classificação da seleção brasileira às quartas de final da Copa do Mundo. Mas também o fato de, mais uma vez, terem mostrado ótima sintonia.
- É uma conexão perfeita (com o Kaká). Ele sempre está ali dando os passes e eu sempre me posicionando para receber. Esse é o entendimento. O gol mostra o como é fácil jogar com ele. É só estar bem colocado que, no olhar ele, já sabe onde eu estou – comentou Luis Fabiano, ao passar pela zona mista.
O Fabuloso tem razão. Dos três gols que fez neste Mundial, em dois o camisa 9 recebeu assistência de Kaká. Ambos com extrema precisão. Diante da Costa do Marfim, após receber de Robinho, o camisa 10 conseguiu passar a bola entre os zagueiros e deixar Luis Fabiano na cara do gol. Certeiro, ele soltou o pé.

Na partida da última segunda-feira, parecia até “replay”, mas em maior velocidade. Robinho partiu no contra-ataque, virou a bola para Kaká, que com belo toque deixou novamente o artilheiro da seleção brasileira na cara do gol. Luis Fabiano driblou o goleiro Claudio Bravo e colocou a bola no fundo da rede (confira no vídeo abaixo).
- Meu papel é esse. Não é fazer gol. Fico muito feliz quanto tenho a possibilidade de marcar um gol, mas eu gosto é de abastecer o ataque. Essa é a minha terceira assistência nesta Copa. Tomara que eu possa buscar a liderança nas assistências, e o Luis Fabiano, a artilharia da competição – declarou Kaká.

Amigos desde a época de São Paulo, Luis Fabiano e Kaká chegaram à Copa do Mundo preocupados. Na apresentação em Curitiba, eles estavam com lesão muscular. O suficiente para deixar no ar dúvidas sobre as condições de dois dos principais jogadores da seleção brasileira. Mas eles se recuperaram bem.
Luis Fabiano não fez uma boa estreia, assim como Kaká, mas diante da Costa do Marfim eles brilharam. O camisa 10 deu duas assistências, e o 9 fez dois gols. Contra o Chile, eles fizeram novamente uma boa partida e foram decisivos. E agora, esperam repetir essas atuações no jogo com a Holanda.

A seleção europeia é a próxima adversária do Brasil na Copa do Mundo. O jogo será na próxima sexta-feira, às 16h (11h de Brasília), em Porto Elizabeth.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Serra tenta conter rebelião contra vice tucano

Lideranças do DEM devem se reunir hoje com o PSDB para encerrar impasse


A crise deflagrada entre o PSDB e o DEM, que ameaçou romper a aliança com o presidenciável tucano José Serra, deve chegar ao fim nas próximas horas, com o recuo dos democratas e a consolidação da chapa puro-sangue da oposição na disputa pelo Planalto.

Depois de ensaiar por três dias uma rebelião contra a indicação do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) para ocupar o cargo de vice-presidente na chapa do tucano, os líderes do DEM pretendem se reunir ainda nesta segunda-feira (28) com Serra para tentar encerrar o impasse na aliança entre os dois partidos.

O deputado Rodrigo Maia (RJ), presidente nacional do DEM, afirmou neste domingo (27) que o partido quer a vitória de Serra.

Vamos conversar para que a gente possa avançar de forma unida na campanha do Serra. Nós queremos a vitória do Serra. O partido está 100% unido, esperando que o PSDB entenda que precisa dialogar, conversar.

Pela rede social do Twitter, o deputado negou um ultimato para o PSDB: "Haverá um diálogo entre aliados". Na véspera, Maia deu duras declarações admitindo apenas a hipótese de o vice de Serra sair dos quadros do DEM.

As negociações para acabar com crise começaram ontem à tarde, no Rio, em um almoço com ao menos nove integrantes da cúpula do DEM. Numa reunião de cerca de cinco horas, o partido discutiu as saídas para desfazer o mal-estar com os tucanos. Ficou acertado que Serra precisa sinalizar ainda hoje que vai enquadrar os tucanos que resistem a abrir mão de suas candidaturas para o DEM nos Estados. O maior imbróglio é no Pará e em Sergipe. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Chuva intensa desde sábado deixa moradores de Palmares em alerta

Defesa Civil Municipal circulou pelas ruas pedindo atenção para enchente.
Venezuela trouxe 6 toneladas de donativos para vítimas da chuva em PE.



A chuva não deu trégua aos moradores de Palmares (PE) desde a tarde deste sábado (26) até a noite deste domingo (27). Um sistema improvisado de comunicação da Defesa Civil do muncípio passou a circular pelas ruas da cidade, por volta das 16h de domingo, pedindo para as pessoas deixarem suas casas. O alerta foi feito em decorrência do risco de nova cheia no leito do Rio Una. Apesar da medida preventiva, não houve registro de novos alagamentos. Em Belém de Maria (PE), o leito do rio voltou a subir, mas não provocou problemas.

Após o alerta em Palmares, muitas pessoas tentaram subir para a parte mais alta da cidade usando a caçamba de caminhões como apoio. Pedestres se penduraram nos veículos, ainda em movimento, para conseguir subir as ladeiras até sair das áreas de risco de enchente. Algumas estavam de bicicleta e pegaram "carona" nos caminhões.

Alguns moradores, assustados com a insistente chuva deste domingo, tiveram dificuldade de se organizar em filas para receber as doações, distribuídas por voluntários.

Um grupo de nove integrantes do Abutres Moto Clube do Brasil viajou do Recife para Palmares, neste domingo, escoltando um caminhão de donativos para as vítimas da cheia.





Ajuda internacional

Segundo o governo de Pernambuco, seis toneladas de donativos foram trazidas pelo governo da Venezuela neste domingo. Um avião Hércules C-130, da Força Aérea Venezuelana, pousou, por volta das 13h, na Base Aérea do Recife. A mesma quantidade de doações será levada para as vítimas da chuva em Alagoas.

Moradora grita por donativos diante de caminhão de voluntários em Palmares (Foto: Glauco Araújo/G1)

De acordo com a nota divulgada pelo governo pernambucano, foram enviadas duas toneladas de água mineral, uma tonelada de sardinha, 500 quilos de atum, 500 quilos de arroz, 350 quilos de geléia, 350 de leite em pó, 300 quilos de macarrão, além de 800 quilos roupas usadas, 120 quilos de fraldas, 100 quilos de papel higiênico, 50 colchões e 50 cobertores.

O material doado passou por vistoria de técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e levadas para um centro de distribuiçãoagora estão na Ceasa, onde foi montada uma central de distribuição.

Balanço

Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, 67 municípios foram afetados pela chuva no estado, nove estão em calamidade pública, 30 em situação de emergência. Ao todo, 26.966 pessoas estão desabrigadas e 55.643 foram desalojadas. Foram confirmadas 18 mortes em Pernambuco.

Voluntários distribuíram donativos em caminhões (Foto: Glauco Araújo/G1)

domingo, 27 de junho de 2010

Webber ironiza acidente: 'Para dançar tango são necessárias duas pessoas'

Australiano não culpa Kovalainen, mas critica defesa da posição dada a enorme diferença entre os carros da RBR e da Lotus nesta temporada





Mark Webber não quis culpar Heikki Kovalainen pelo espetacular acidente na décima volta do GP da Europa, em Valência, mas agiu com certa ironia na entrevista após a prova. O australiano da RBR acertou a traseira da Lotus do finlandês quanto tentava ultrapassá-lo após seu pit stop na parte inicial da corrida.

O carro do australiano decolou em alta velocidade, caiu e acertou a barreira de pneus com muita força. Webber escapou ileso e saiu andando do carro, reclamando apenas de um pouco de enjoo.

- Bem, para dançar tango são necessárias duas pessoas, não é? Tinham dois pilotos no acidente. Passei por carros mais lentos, estava nas últimas posições, e é claro que quando estamos próximos coisas como esta podem acontecer. Mas só queria saber quanto esta vantagem dele ia durar? Uns 15 segundos a mais? Valeu a pena? Estava tentando ultrapassá-lo e ele estava tornando a minha tarefa difícil. Heikki freou forte de repente, muito cedo, o que me surpreendeu. Não importa o quanto estivesse próximo, tinha tudo sob controle - diz Webber à TV inglesa BBC.

Webber disse que o acidente foi causado pela freada precoce de Kovalainen, 80 metros antes do ponto usado pelo piloto da RBR. Mas ele acha que a causa foi a grande diferença entre os carros.

- Foi um incidente estranho. Pensei que ele estava me dando passagem, por causa da diferença de ritmo de nossos carros, mas ele começou a fechar a porta e fazer pequenos movimentos. Ele freou ou tirou o pé, não importa, e aconteceu 80 metros antes de onde freei na volta anterior. Acho que a diferença dos carros causou isso.

sábado, 26 de junho de 2010

Polícia investiga desaparecimento de ex-namorada de goleiro do Flamengo

Elisa Samúdio despareceu há três semanas, segundo polícia de MG.
Delegada diz que jogador Bruno e dois amigos são suspeitos no caso.


A Delegacia de Homicídios de Contagem, em Minas Gerais, informou neste sábado (26) que investiga o desaparecimento de Eliza Samúdio, ex-namorada do goleiro Bruno, do Flamengo. A jovem de 25 anos sumiu há cerca de três semanas, de acordo com depoimento de amigas à polícia.

Um bebê de quatro meses, que seria filho de Samúdio, foi localizado durante a madrugada em uma casa em Ribeirão das Neves com desconhecidos e encaminhado a um abrigo.

Segundo Alessandra Wilke, delegada que investiga o caso em Contagem, Bruno e mais dois amigos são suspeitos de envolvimento no caso. A esposa do goleiro, Dayane Souza, foi detida pela polícia local na noite desta sexta-feira e liberada após prestar depoimento, por possuir residência fixa no estado e não ter antecedentes criminais.

De acordo com Wilke, a delegacia recebeu telefonemas anônimos dizendo que Elisa teria sido agredida e morta no sítio de Bruno em MG, e que o corpo teria sido escondido.

O goleiro não foi encontrado para falar sobre o assunto. De acordo com o vice-presidente jurídico do Flamengo, Michel Assef Filho, o clube não irá se pronunciar sobre o caso.

Segundo a delegada, Bruno deve ser ouvido no inquérito na próxima semana.

Pernambuco já sofre com epidemias causadas pela chuva


Um surto de diarreia em Maraial, na Zona da Mata Sul, a 133 quilômetros do Recife, acendeu o alerta entre autoridades de saúde que monitoram municípios afetados pelas enchentes que já mataram 52 pessoas e deixaram 157,5 mil sem casa em Pernambuco e Alagoas. Elas temem uma onda de epidemias, como leptospirose e cólera, cujos sintomas levam ao menos uma semana para aparecer.

A informação do surto foi dada quinta-feira (24) pelo prefeito de Maraial, Marcos Maraial, às autoridades regionais de saúde. Em Palmares, cerca de 80 pessoas da cidade e de municípios vizinhos já procuraram atendimento no Hospital Menino Jesus por causa de vômitos. O equipamento privado passou a ser a referência local depois que o Hospital Regional de Palmares, que atende 22 municípios da região, foi totalmente destruído ao ficar dois dias embaixo d’água.

“Por enquanto, só nos resta tomar medidas para evitar a desidratação que pode ser causada pela diarreia. Vamos fazer exames para monitorar esses casos”, diz o médico Evandro Arraes de Alencar Noronha, gerente da 3.ª Regional de Saúde e responsável pelos atendimentos na área.


O temor e a supervisão redobrada das autoridades em relação à manifestação de sintomas de doenças epidêmicas ainda é motivado pelo fato de a cólera ser endêmica na região da Zona da Mata Sul. O bacilo foi controlado somente nos anos 1980 em Cortês, município vizinho a Palmares. Mas, como é resistente, pode voltar a se proliferar em condições ambientais e sanitárias propícias para o contágio, que ocorre principalmente quando há carência de rede de esgoto e de água potável.

Fonte: Agência Estado

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil cumpre objetivo e fica com a liderança após empate com Portugal

Placar de 0 a 0 garante primeiro lugar do Grupo G para a seleção, que entretanto mostra falta de alternativas contra lusos em Durban


No duelo mais esperado da primeira fase da Copa do Mundo, o Brasil cumpriu seu objetivo principal e ficou com a liderança do Grupo G. Jogou para o gasto, com uma atuação razoável no primeiro tempo e apagada no segundo, e ficou no empate por 0 a 0 com Portugal no estádio Moses Mabhida, em Durban, nesta sexta-feira. A partida contra o adversário mais forte da chave, no entanto, acende o sinal de alerta para o time de Dunga, principalmente quanto ao desempenho pouco produtivo de Julio Baptista, substituto de Kaká, e à dependência do ataque pelo lado direito.

Primeiro tempo nervoso: sete cartões amarelos

Os primeiros minutos da partida mostraram o objetivo de Portugal com as mudanças: reforçar a marcação, sobretudo pelo lado esquerdo da defesa, e sair no contra-ataque. E foi exatamente pelo lado mais congestionado do campo que o Brasil buscou seus ataques, com Daniel Alves se aproximando de Maicon e tentando achar espaços pelo meio. No outro canto, Nilmar se posicionava às costas de Ricardo Costa, esperando por uma falha. Mas ficava isolado, já que Michel Bastos não avançava, e Julio Baptista não passava por ali.

Se o Brasil avançava com Maicon, Portugal aproveitava o espaço deixado pelo lateral-direito para conseguir seus ataques. Na melhor oportunidade, Coentrão deu passe aéreo da esquerda para Tiago na entrada da área. O meia pegou de primeira, num lance bastante plástico, mas de pouco perigo. O craque Cristiano Ronaldo - eleito o melhor em campo pela terceira vez seguida - jogou mais centralizado, em vez de se deslocar pelas pontas, e não assustou na primeira etapa. Conseguiu apenas um chute de fora da área, defendido sem problemas por Julio Cesar. Poderia ter uma segunda chance, se Juan não colocasse a mão na bola, interceptando bom lançamento de Duda e recebendo cartão amarelo.

A advertência não foi apenas para o zagueiro. Outros seis jogadores - quatro portugueses e dois brasileiros - também ficaram pendurados, um recorde nesta Copa para os 45 minutos iniciais. E às vezes em lances ríspidos. Felipe Melo distribuiu entradas duras e sofreu um pisão de Pepe, que fez o sinal de "1 a 1" para ele, após claro revide. Dunga preferiu poupar o volante de uma lesão mais grave no tornozelo e de um cartão vermelho desnecessário, trocando-o por Josué.

A seleção brasileira, que teve 63% de posse de bola na primeira etapa, esteve perto de tirar o zero do placar. Mesmo isolado, Nilmar teve duas boas chances. Uma foi criada por ele mesmo, após dar chapéu em Ricardo Costa e isolar a bola em seguida. A outra veio em passe primoroso de Luis Fabiano: Nilmar se esticou e conseguiu concluir a gol, mas esbarrou em boa defesa de Eduardo, que espalmou para o travessão. Luis Fabiano também teve a sua oportunidade, cabeceando com estilo após cruzamento de Maicon. A bola passou raspando a trave.

Portugal se solta, e Brasil se atrapalha

No segundo tempo, Portugal continuou explorando o seu lado esquerdo, onde nos primeiros minutos Cristiano Ronaldo recebeu dois passes livre na ponta. Nos dois lances tentou encontrar alguém na área, mas foi impedido por um carrinho providencial de Lúcio, no primeiro, e por uma cabeçada acrobática de Juan no segundo. Os lusos mostravam que estavam mais dispostos a atacar e reforçaram essa estratégia ao trocarem Duda pelo atacante Simão logo aos dez minutos.

Julio Cesar precisou entrar em ação aos 15, espalmando um chute de Raul Meireles, após desarme de Lúcio em Cristiano Ronaldo, que chegou ao ataque sozinho enfrentando quatro adversários. Enquanto o goleiro era atendido, após choque com o português, e exibia uma proteção nas costas, Dunga mostrava no banco de reservas muita irritação com a falha na marcação.

Vendo o adversário tomar a iniciativa do jogo na segunda etapa, o Brasil tentava variar suas jogadas, apostando em Michel Bastos na esquerda. Mas o lateral não teve sucesso no ataque, sendo vaiado por parte da torcida após um cruzamento errado. Pelo meio, a situação também era complicada, com Julio Baptista se movimentando pouco e aceitando facilmente a marcação.

Nos 15 minutos finais, Brasil e Portugal pouco se arriscaram, satisfeitos com o empate zerado. Sem muitas alternativas do meio-campo para frente, Lúcio fez o papel do volante que sai para o jogo, avançando com a bola e procurando um companheiro mais bem posicionado. Dunga ainda trocou Julio Baptista por Ramires, que tinha um cartão amarelo e corria o risco de ficar suspenso nas oitavas, e Luis Fabiano por Grafite, que fez sua estreia na Copa.

Nos cinco minutos de acréscimo, Ramires quase marcou, após chute que desviou no adversário e quase traiu o goleiro Eduardo, que se esticou e fez excelente defesa. Continuou no placar o empate por 0 a 0, o primeiro do Brasil em Mundiais desde a final de 1994, contra a Itália.

O Brasil, que ouviu vaias de parte da torcida após o apito final, acumulou sete pontos em sua chave, contra cinco dos portugueses, quatro dos marfinenses e nenhum dos norte-coreanos. Agora espera a rodada decisiva do Grupo H, nesta tarde (a partir de 15h30m), para conhecer o segundo colocado, que será seu adversário nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, às 15h30m (de Brasília). Portugal, que alcançou 19 partidas de invencibilidade e terminou a primeira fase da Copa sem sofrer gol, pegará o líder do Grupo H na terça-feira, no mesmo horário. Na outra partida da rodada decisiva do Grupo G, a Costa do Marfim conseguiu uma inútil vitória por 3 a 0 sobre a Coreia do Norte.

Com a missão cumprida, a seleção brasileira tem a vantagem de percorrer um caminho teoricamente mais fácil até a final. Depois das oitavas, se for avançando, encara Holanda ou Eslováquia nas quartas, e Uruguai, Coreia do Sul, Estados Unidos ou Gana na semifinal. Do outro lado da chave, Argentina, Alemanha, Inglaterra e Portugal batalham por uma vaga na decisão.

As duas seleções apresentaram surpresas em suas escalações. O Brasil, além da entrada de Daniel Alves e Julio Baptista, teve Nilmar substituindo Robinho, poupado. Portugal foi mais radical nas mexidas, com quatro alterações: entraram Ricardo Costa, Duda, o brasileiro Pepe e Danny.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lula deixa Pernambuco após visita a Palmares. Estado terá R$ 250 milhões


Depois de colocar o pé na lama, percorrer a pé quase toda a cidade, abraçar e prometer ajudar as pessoas, o presidente Lula deixou, por volta das 14h de hoje, a cidade de Palmares, na zona da Mata Sul de Pernambuco, uma das mais afetadas pelas chuvas. Acompanhado por uma grande comitiva, ele participou de uma reunião, a portas fechadas, na Autarquia Educacional da Mata Sul, onde foram apresentados os danos sofridos pela região. Em, seguida, Lula caminhou pela cidade devastada e, por várias vezes, foi aplaudido pela população, a maioria desabrigada ou desalojada e visitou ainda a ponte na BR-101 que dá acesso a Maceió.


Durante uma entrevista coletiva na sede de uma rádio local, a ministra na Casa Civil, Berenice Guerra, anunciou as medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal, como o envio de R$ 550 milhões já disponibilizados nas contas bancárias dos governos de Pernambuco e Alagoas. Desse montante, R$ 250 milhões virão para Pernambuco para, prioritariamente, reconstruir os 54 municípios na Zona da Mata. As obras serão coordenadas pelos governos estaduais. Além disso, foi anunciada uma linha de financiamento especial para ajudar a reerguer a cidade e a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de todos as vítimas.

A visita, que começou por volta das 11h40 desta quinta-feira, foi acompanhada por uma série de ministros: da Saúde, José Gomes Temporão; das Cidades, Márcio Fortes; do Planajemento, Paulo Bernardo Silva; da Educação, Fernando Haddad; da Casa Civil, Berenice Guerra, além da presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Fernanda Coelho; do governador de Pernambuco, Eduardo Campos e de Alagoas, Teotônio Vilela Filho.

Desse montante, de acordo com Temporão, R$ 25 milhões foram entregues pelo Ministério da Saúde para a reconstrução dos postos de saúde, vacinação geral contra doenças como tétano e para o tratamento de outros males, como leptospirose. Segundo ele, dentro de um prazo de oito dias as populações atingidas pelas cheias devem estar apresentando os primeiros sintomas desses males. Além disso, onze toneladas de medicamentos foram enviadas para Pernambuco.


Já o Ministério da Educação (MEC) comprometeu-se em recuperar todas as escolas e creches destruídas e construir novas unidades de ensino. A decisão foi tomada após um levantamento feito por técnicos do MEC que foram visitar a região. Segundo Haddad, a meta é dotar essas cidades, que de acordo com o Índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) têm os piores índices educacionais do estado, atendendo apenas a 10% da população de zero a três anos.

Mais - Paulo Rubem, que é membro Frente Parlamentar de Saúde e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, prometeu propor aos 25 deputados federais de Pernambuco que juntem as emendas parlamentares, cada uma no valor de R$ 4 milhões, para totalizar R$ 100 milhões para serem utilizados na terceira etapa da reconstrução das cidades, principalmente Barreiros, Palamares e Água Preta.

Defesa Civil diz que chuva afetou 181 mil pessoas em Alagoas

Vinte e oito municípios registraram estragos.
Em Alagoas e em Pernambuco, 45 pessoas morreram.


Cheia causou destruição em barragem em Rio
Largo (Foto: Glauco Araújo/G1)


A Defesa Civil de Alagoas informa que 181 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingiram o estado desde a semana passada. Até a manhã desta quinta-feira (24), foram confirmadas 29 mortes causadas por alagamentos e deslizamentos no estado. Mais de 80 mil pessoas saíram de suas casas.

Em Pernambuco, outro estado nordestino atingido pela chuva, foram confirmadas 16 mortes. Com isso, chega a 45 o número de mortos pela chuva, desde a semana passada, nos dois estados.

A Defesa Civil afirma que está realizando novo levantamento do número de desaparecidos, que chegou a mil no fim de semana. Segundo o órgão, os primeiros dados foram enviados pelas prefeituras, por meio da Notificação Preliminar de Desastres (Nopred). O estado pediu apoio à Secretaria Nacional de Defesa Civil e seguiu até os locais. Só em União dos Palmares, o número caiu de 500 para 28. Agora, no estado, são 135 desaparecidos.

No total, 28 municípios registraram estragos e 15 estão em estado de calamidade pública.

O governo estadual diz que 950 pessoas participam da Operação Inverno, de apoio às famílias prejudicadas pelo mau tempo. Cinco municípios permanecem sem abastecimento de água (Branquinha, Murici, Paulo Jacinto, Capela e Jacuípe).

Seis cães farejadores participam de uma varredura que está sendo realizada nos municípios mais prejudicados. Bombeiros do Rio e de São Paulo, inclusive mergulhadores, também fazem parte das equipes de buscas.

Atendimento


A enchente também destruiu unidades de saúde. Para atender os moradores, o Exército barracas com equipes médicas em Branquinha. Em Santana do Mundaú, foi montado um hospital de campanha, onde devem atuar profissionais do Rio de Janeiro.

Equipes dos bombeiros de Alagoas, Rio e São Paulo, da Polícia Militar alagoana e do Exército realizaram atendimento médico em Jacuípe, Santana do Mundau, Branquinha, Rio Largo e Murici.

Donativos

Já foram distribuídas 7.440 cestas básicas. A Defesa Civil pede para que empresários de Alagoas emprestem caminhões para o transporte de donativos nos municípios prejudicados. Os produtos mais necessários são: alimentos, leite e água potável, cobertores, colchões, roupas, medicamentos, fraldas, mamadeiras e objetos de higiene pessoal, velas e fósforos.

Crescimento da rejeição a Serra é pior resultado para tucanos


Esta quarta feira foi um dia de cão para o comando da campanha do PSDB. Sem um vice para compor a chapa e sem o apoio do PP, os correligionários de José Serra amargaram a antecipação da divulgação da pesquisa CNI-Ibope, cujos resultados são de arrasar. A vantagem de Dilma Rousseff ultrapassou a margem de erro e já não é mais contestável.

Num primeiro turno, a petista abriu cinco pontos à frente do adversário e já não se pode mais argumentar que seu crescimento vem em decorrência da exposição na TV, como se alegou da última vez, quando a sondagem aconteceu logo após a veiculação do programa do PT. Ao contrário, agora a pesquisa abarcou um período de especial exposição de José Serra, cuja imagem dominou a propaganda do PSDB e do DEM na televisão.

Por isso mesmo, o aumento da rejeição a Serra tornou-se a grande preocupação do comitê tucano. Enquanto a rejeição a Dilma caiu de 27% para 23%, a de Serra subiu de 25% para 30% - isso, no auge da propaganda tucana e após os discursos mais duros do candidato contra o governo, inclusive o proferido na convenção do partido que oficializou sua candidatura.

Assim, dentro de onze dias, quando começa oficialmente a campanha e os candidatos poderão participar de eventos públicos abertos e sairão às ruas para pedir votos, o cenário de largada é o pior possível para os tucanos: perderam a dianteira de maneira incontestável e ainda galgaram degraus no mais danoso dos índices: o da rejeição – o terror dos candidatos, por causa da dificuldade de reversão.

A aposta tucana é que Dilma não resista ao teste das ruas e do corpo a corpo e cometa erros, mostrando fragilidade ao invés de autoconfiança.

Dos dois lados em disputa, os mais experientes sabem: é cedo para comemorar ou para lamentar. O caminho até as urnas é tortuoso. E ainda há mais de três longos meses até lá – praticamente, uma eternidade.

Pesquisa Ibope aponta Dilma com 40% e Serra com 35%

Levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria.
Pesquisa é a primeira após as convenções. Marina Silva aparece com 9%.



esquisa Ibope divulgada nesta quarta (23) em Brasília mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 40% das intenções de voto e o candidato do PSDB, José Serra, com 35% na corrida eleitoral pela Presidência da República. Marina Silva (PV) tem 9%, segundo o levantamento, encomendado ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O cenário da pesquisa que apresentou esses resultados é o que inclui somente Dilma, Serra e Marina. No cenário que reúne 12 candidatos, Dilma soma 38,2%, Serra, 32,3% e Marina, 7%.

É a primeira vez que Dilma aparece à frente de Serra numa pesquisa de intenção de voto para presidente. No início de junho, em outro levantamento do Ibope, divulgado no último dia 5 e feito por encomenda da TV Globo e do jornal “O Estado de S.Paulo”, Dilma e Serra apareciam empatados com 37% das intenções de voto. Marina Silva acumulava 9%.

A margem de erro do levantamento divulgado nesta quarta é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Portanto, Dilma pode ter entre 38% e 42%; Serra, entre 33% e 37%; e Marina, entre 7% e 11%.

Disseram que votarão em branco ou nulo 6% dos entrevistados. Os que responderam que ainda não sabem em quem votar são 10%, segundo o Ibope.

A pesquisa é a primeira realizada após a oficialização das candidaturas de Dilma, Serra e Marina pelas convenções partidárias. O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 19 e 21 em 140 cidades. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 16292/2010.



Segundo turno


Na simulação de segundo turno, Dilma teria 45% e Serra, 38%, segundo o Ibope. Na hipótese de segundo turno entre Dilma e Marina, a petista venceria por 53% a 19%. Serra ganharia de Marina por 49% a 22%.

Conhecimento


O Ibope mediu também o grau de conhecimento do candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em março, 58% reconheciam Dilma como a candidata de Lula. Na pesquisa divulgada nesta quarta, o grau de conhecimento é de 73%.

Quando os pesquisadores perguntaram aos entrevistados o grau de conhecimento de cada um dos candidatos, 13% disseram conhecer "bem" Dilma; 32%, "mais ou menos" ; 28%, "pouco"; 23% "ouviram falar" e 4% disseram não conhecer.

O candidato tucano é "bem conhecido" por 24% dos entrevistados; "mais ou menos" por 39%; "pouco" por 22%; 13% só "ouviram falar". Ninguém respondeu que não conhece José Serra.

Segundo a pesquisa, Marina Silva é "bem" conhecida por 6%; "mais ou menos" por 21%; "pouco" por 26%; 33% "ouviram falar" e 13% disseram não conhecer a candidata do PV.

Rejeição

Dentre os entrevistados, 23% disseram que não votariam em hipótese nenhuma em Dilma Rousseff. Os que rejeitam Serra são 30% e os que nunca votariam em Marina somam 29%.

Influência de Lula

A capacidade de Lula influenciar no voto dos eleitores registrou uma leve redução entre os entrevistados pelo Ibope. Em março a preferência dos entrevistados por um candidato indicado por Lula era de 53%. Já no levantamento divulgado nesta quarta 48% dos entrevistados disseram votar no candidato do presidente.

A disposição de votar em um candidato de oposição foi manifestada por 10% dos entrevistado, mesmo cenário registrado em março.

Avaliação do governo


Segundo o levantamento, 75% consideram ótimo ou bom o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já a avaliação pessoal do presidente atinge 85% de aprovação, recorde na série histórica da pesquisa Ibope encomendada pela CNI.

O percentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo é de 3%, segundo a pesquisa. Os que julgam o governo regular são 20%.

Na avaliação pessoal do presidente, 11% desaprovam Lula, o índice mais baixo já registrado pelo levantamento.

A pesquisa também mediu a confiança dos entrevistados no presidente Lula: 81% disseram confiar no presidente e 15% afirmaram que não confiam; 4% não responderam ou não souberam dizer.

Ministros das Cidades, Defesa e Integração Nacional acompanham Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoa hoje (24) áreas de Pernambuco e Alagoas alagadas pela forte chuva que atinge os dois estados desde a semana passada.

Lula desembarca em Recife às 9h30, seguindo de helicóptero para o município de Palmares (PE), onde se reúne com o governador Eduardo Campos, às 10h40. No encontro, serão discutidas e avaliadas medidas emergenciais complementares de apoio à população desabrigada.

No fim da manhã (11h40), o presidente se desloca para a cidade alagoana de Rio Largo, para ver a realidade de bairros e comunidades atingidas pelas enchentes. No trajeto, ele vai sobrevoar as áreas inundadas na divisa de Pernambuco e Alagoas. Ainda em Rio Largo (12h40), visitará locais destruídos pelas águas.

Às 13h20, Lula embarca para Maceió, onde terá encontro com o governador Teotônio Vilela Filho. Na reunião de trabalho, o principal tema será a ajuda federal aos mais de 26 mil desabrigados e quase 5 mil desalojados no estado.

Depois do encontro (14h30), o presidente volta a Brasília e tem chegada prevista na Base Aérea para as 16h40. Acompanham Lula na viagem os ministros das Cidades, Márcio Fortes, da Defesa, Nelson Jobim, e da Integração Nacional, João Santana.

Da Agência Brasil

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lagoa Grande completa seus 15 anos de Emancipação com desfile cívico


O aniversário de quinze (15) anos de emancipação de Lagoa Grande trouxe para avenida a homenagem a vários imigrantes que a dotaram o Brasil como sua pátria sem perder seus costumes e culturas, como e caso dos Italianos, Portugueses, Mexicanos, Africana, Japonesa, além da homenagem aos pensadores e idealizadores das Diretas Já, aos craques de futebol e a mitologia Grega.

Participaram do eventos os vereadores, secretários do governo, Comandante da Policia Militar, Prefeita e o Dep. Federal Gonzaga Patriota.

O ato cívico trouxe duas novidades uma delas é a Patrulha Mirim um trabalho desenvolvida pela Policia Militar juntos as escolas, uma outra novidade foi o Programa Segundo Tempo que está sendo desenvolvidos no Município desde de fevereiro de 2010 pela Coordenadora Márcia Amorim e três monitores onde estão sendo assistido 200 alunos na sede e 200 no Distrito de Vermelhos sobre a responsabilidade do Coordenador Paulo Júnior.

Além da novidades desfilaram, o 72a BI Motorizado CIA CAATINGA a 7a Companhia Policia da Militar com suas diversos agrupamentos, GATI e Convencional representa a ordem e a segurança do município.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Embrapa Semiárido comemora 35 anos

terça-feira, 15/06/2010

embrapaPara comemorar os 35 anos da Embrapa Semiárido, será oferecido um jantar à imprensa nesta sexta-feira (18), no Buffet Festa Viva.

No evento será apresentado um vídeo institucional com os principais resultados da pesquisa obtidos pela Unidade.

Lula sanciona reajuste de 7,7% a aposentados e fator previdenciário


O presidente Lula acaba de anunciar a sanção ao reajuste de 7,7% para os aposentados e o veto ao fim do fator previdenciário. A decisão foi pronunciada após reunião com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Previdência, Carlos Gabas, e do Planejamento, Paulo Bernardo, no CCBB – sede provisória da presidência da República. A equipe econômica vinha defendendo o veto ao texto aprovado no Congresso Nacional.

Nesta segunda-feira (15/7), durante a inauguração de um gasoduto em Queluzito, em Minas Gerais, Lula indicou que poderia vetar o aumento extra concedido pelos deputados federais e senadores para os que ganham acima do mínimo. A proposta inicial enviada pelo governo previa o índice de 6,14%.

Lula também declarou que não se guiaria pelo ano eleitoral. Acabou, porém, tomando uma decisão política para não prejudicar a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff.

O reajuste de 7,7% e o fim do fator previdenciário foram aprovados pelo Senado em 19 de maio, depois de passar pela Câmara.