sábado, 31 de julho de 2010

Ibope mostra Dilma com 39% e Serra com 34% na corrida pela Presidência


A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta sexta (30) pela TV Globo. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%; e Marina Silva (PV), 7%.
O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de segunda (26) a quinta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter entre 37% e 41%; José Serra, entre 32% e 36%; e Marina Silva, entre 5% e 9%.
Nos levantamentos anteriores do Ibope, Dilma tinha 37% na pesquisa de 31 de maio a 1 de junho; 38% na de 18 a 21 de junho; 36% na de 27 a 30 de junho; e 39% agora. Serra tinha 37%, passou a 32%, depois foi para 36% e agora para 34%. Marina tinha 9%, passou a 7%, foi a 8% e agora voltou para 7%.
Dentre os demais candidatos - Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) -, nenhum alcançou 1% das intenções de voto. Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 12%.
A pesquisa foi encomendada ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20809/2010.

Segundo turno
Na simulação de um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o Ibope apurou que a petista teria 46% (considerando a margem de erro, tem de 44% a 48%) e Serra, 40% (de 38% a 42%). Votariam nulo ou em branco 6% dos eleitores. Os que se disseram indecisos somam 8%.
Na virada de maio para junho, Dilma tinha 42%. Depois, foi a 45%, a 43% e agora tem 46%. Serra tinha 42%, foi a 38%, depois 43% e agora 40%.

Avaliação do governo
A pesquisa também mostrou como os eleitores avaliam o governo Lula. Para 77%, o governo é ótimo ou bom; para 18%, regular; para 4%, ruim ou péssimo. Dentre os entrevistados, 1% não souberam ou não responderam.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Massa desabafa e diz que não vai mais deixar Alonso passar

O que o mundo viu no domingo de Felipe Massa deixar Fernando Alonso passar no Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1, após informações passadas via rádio, não vai mais acontecer. Pelo menos essa é a idéia inicial do piloto da Ferrari. 

“Se acontecer de novo algo parecido com a situação do GP da Alemanha, eu vou vencer”, decreta Massa em entrevista coletiva oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) realizada nesta quinta-feira.

Ele ainda discorda que devido ao episódio seja o piloto número dois da escuderia italiana. “No dia em que eu disser que sou o piloto número 2, não correrei mais. Vou lutar pela vitória”, discursa.

Massa disse que a Ferrari deu garantias de que tem permissão para lutar por vitórias nesta temporada. “É claro que falei com todo mundo dentro da equipe. Como disse, não estou aqui só para correr. Estou aqui para vencer. Este é meu objetivo. Se estou em condições, temos de ir até o fim para lutar pela vitória. Sou profissional, trabalho para a equipe e espero que todos entendam isso”.

O piloto tentou explicar o que aconteceu em Hockenheim e lembrou que ajudou Kimi Raikkonen em 2007 e que o finlandês o ajudou em 2008, quando eles lutavam pelo título. “Trabalho para equipe e sabemos o quanto isso é importante. Vocês lembram do que aconteceu em 2007 e 2008, por isso acho que não tenho que falar de novo. Se a equipe realmente tem chances de vencer o campeonato, quero o melhor para o time. Tudo isso me faz mais forte”, discursa.

Maradona recebe convite para treinar clube brasileiro, diz auxiliar

Depois de não aceitar continuar na seleção da Argentina, Maradona pode treinar um clube brasileiro. Pelo menos essa é a informação de Alejandro Mancuso e que é seu auxiliar desde 2008 e que esteve na Copa do Mundo da África do Sul.

‘Já conversei com Diego sobre isso [trabalhar no Brasil]. Falei já muito bem do Brasil pra ele, sobre como é bom o trabalho com as pessoas aí. Temos relacionamento muito bom com os brasileiros. Mas vamos analisar tudo com calma’’, comentou sem comentar qual clube interessado. Especula-se que seja o Flamengo, onde o ex-volante tem um bom relacionamento, já que atuou no clube carioca.

‘Por enquanto vamos continuar juntos. Vamos descansar e analisar quais são as melhores propostas’’, disse Mancuso à Folhapress. ‘Talvez sim [risos]. Não me pergunte mais sobre isso, hein?’’

Polícia cumpre mais de 40 mandados de prisão em PE

Dezessete pessoas foram presas, nesta quinta-feira (29), durante a Operação Alfaiate II, em Toritama (PE). Três mandados de internação temporária de menores também foram cumpridos, segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

A operação combate um grupo suspeito de formação de quadrilha, homicídios e tráfico de drogas. As investigações começaram em abril deste ano. De acordo com a Secretaria, trabalham na operação mais de 400 policiais, entre civis e militares.

Ao todo foram cumpridos 43 mandados de prisão, já que 26 haviam sido expedidos para pessoas que já estavam presas. Já entre os 12 mandados de internação, oito eram para menores que já estavam recolhidos. Um mandado de internação ainda deve ser cumprido.

Lula vai conversar com Chávez e Santos para conter crise entre Venezuela e a Colômbia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (28/7) que pretende conversar com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez e com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manoel Santos, para tentar restabelecer a relação diplomática entre os dois países.

Lula ressaltou que o Brasil tem interesse de que a União de Países Sul-Americanos (Unasul) construa um “ambiente de paz” para uma solução diplomática para o impasse. “Pretendo conversar muito com o Chávez, muito com o Santos, porque eu acho que é um tempo de paz e não de guerra”, disse Lula após encontro com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, no Palácio do Itamaraty.

“Temos interesse da Unasul construir a paz. Temos que restabelecer a normalidade nas relações entre Venezuela e Colômbia porque são dois países importantes para nós na América do Sul”.

Lula disse ainda que aproveitará a visita que fará à Venezuela, em 6 de agosto, e à Colômbia, em 7 de agosto, para dialogar com Chávez e Santos. “Ainda não vi conflito. O que ouvimos mais aqui na América Latina é conflito verbal. Temos que ter, primeiro, paciência, de que o presidente Santos tome posse. Estarei na Venezuela em 6 de agosto para reunião bilateral com o Chávez, à noite pretendo ir à Colômbia para o jantar de despedida do [presidente colombiano Álvaro] Uribe. Pretendo conversar com o Uribe, e no dia seguinte vou participar da posse do presidente Santos”.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Relatórios secretos sobre o Afeganistão mostram Bin Laden presente e ativo


Enquanto os serviços secretos afirmam que perderam as pistas de Osama Bin Laden há anos, o terrorista aparece nos relatórios secretos divulgados pelo WikiLeaks como um agente ativo, presente e venerado por seus homens na fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

Em vários desses informes, concluídos entre 2004 e 2008, reunidos e publicados na internet pelo jornal britânico The Guardian, o nome do fundador da Al-Qaeda aparece, seja como inspirador e guia, ou diretamente como chefe militar, que dá ordens, recompensas e participa das reuniões do Estado-Maior.

Com isso, o informe N°20060816155041SPV6092076699, de 16 de agosto de 2006, indica que "reuniões de alto nível com cerca de vinte pessoas são realizadas uma vez por mês na cidade de Quetta (Paquistão) ou em povoados da zona fronteiriça entre Paquistão e Afeganistão".

"As quatro pessoas mais importantes que assistem a estas reuniões são o mulá Omar, Osama Bin Laden, o mulá Dadullah e o mulá Barader", indicou o documento.

O relatório acrescenta que durante uma destas reuniões, alguns dias antes de 16 de agosto, seis terroristas suicidas (dos quais um pelo menos seria chinês) foram encarregados de organizar uma série de ataques suicidas no Afeganistão. Por isto, teriam recebido 50.000 dólares cada um e a garantia de que suas famílias teriam assistência.

O informe N°200409011000031NAA6600800000, de 1no. de setembro de 2004, indica que "três terroristas receberam de Bin Laden a missão de organizar atentados suicidas contra (o presidente afegão Hamid) Karzai."

"Segundo uma fonte, os três terroristas deverão entrar no Afeganistão nos dez dias seguintes, com passaportes falsos de jornalistas obtidos em um país árabe ou no Paquistão", acrescentou o texto. "Pretendem atacar durante uma entrevista coletiva à imprensa ou em uma reunião da qual Karzai participa, escondendo uma bomba em uma câmera ou um gravador".

Segundo o relatório N°200607144000042SVF7746377769 de 14 de julho de 2006, Bin Laden ofereceu uma mulher como esposa a um tal Kari Najimulah, de 28 anos, para premiá-lo por sua excelência na fabricação de bombas, adquirida durante "três anos de treinamento com especialistas árabes em uma madrassa" (escola corânica).

Vários relatórios descrevem o chefe da Al-Qaeda como a referência moral e ideológica dos combatentes anti-ocidentais no Afeganistão.

Com isso, o documento N°20080501000042SXD26006400 de 1no. de maio de 2008 indica que o fabricante de um veneno destinado a matar membros da coalizão quando bebessem água nas aldeias durante suas patrulhas teria batizado o veneno de "Osama Kapa", em homenagem a Osama Bin Laden".

Em abril de 2004, informa o documento N°2007-033-010809-0859 de 9 de abril de 2004, "duas bandeiras brancas foram encontradas durante operações ao longo da fronteira".
Em uma delas estava escrito "Viva o xeque Osama" e na outra, escrito à mão: "Deus abençoe aqueles que nos dão informações sobre as forças da coalizão. Atuaremos contra aqueles retirarem estas bandeiras islâmicas".

Jovens de Petrolina terão acesso a cursos gratuitos

O Centro Paroquial do bairro João de Deus, na Zona Oeste de Petrolina, servirá de sede para cursos de informática e dança voltados para os jovens da comunidade. As ações serão desenvolvidas, por meio, de uma parceria firmada entre a prefeitura municipal, diocese de Petrolina, centro comunitário do bairro João de Deus, Instituto Nilo Coelho e o núcleo de dança Gabriel Andrade.

Ao todo, 50 jovens devem participar das aulas de informática e 30 das atividades de dança. Os cursos são gratuitos.

"Uma das principais propostas é ajudar jovens que vivenciam situação de vulnerabilidade", destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho.

Para as aulas de informática são destinados dez computadores doados pelo goverbo Federal. Além dos cursos que serão disponibilizados para os jovens, o telecentro comunitário deve ser utilizado ainda pela comunidade para o uso de pesquisas por internet.

"É uma comunidade que necessita de assistência social e são ações como esta que vão ajudar a mudar a imagem negativa que ainda existe sobre o bairro", enfatiza o padre João Francisco, do centro paroquial do João de Deus.

Policia do Paquistão afirma que não há sobreviventes no acidente aéreo


As esperanças de que pudessem ser encontrados sobreviventes no acidente aéreo ocorrido próximo a Islamabad, capital do Paquistão, foram eliminadas pela polícia. Os integrantes das equipes que atuam no local afirmam que não deve haver vítimas ainda com vida.

"A chance de haver quaisquer sobreviventes são muito pequenas. Recolhemos os restos de mais de 90 pessoas até agora", disse à Reuters Bin Yameen, oficial de polícia de Islamabad.

Acidente

O avião, um Airbus A-321 da companhia Air Blue, a segunda maior do Paquistão, decolou às 7h50 locais (23h50 de terça em Brasília) da cidade sulina de Karachi, com destino a Islamabad, e se acidentou nas Colinas de Margala, a norte da capital.

Cerca de 25 guardas florestais que trabalham no local, um parque nacional frequentado pela população da capital, conseguiram chegar ao ponto do acidente em cerca de 20 minutos, e iniciaram os trabalhos de resgate, prejudicados pela chuva e por um denso nevoeiro.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas, mas as autoridades trabalham com algumas hipóteses: "Aparentemente, a causa do acidente é o mau tempo, mas as investigações continuam", declarou o porta-voz da Airblue, Raheel Ahmed, à AFP.

O tempo estava muito nublado e chuvoso na manhã desta quarta na capital paquistanesa e nas colinas próximas. "O avião voava muito baixo e ouvimos um barulho muito forte", declarou um residente da região.

Uma espessa fumaça era vista nas colinas verdes de Margalla, que cercam a capital. As televisões locais mostram os veículos dos serviços de resgate que se dirigiam para o local do acidente.

Luto

O governo paquistanês decretou um dia de luto nacional. O primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani e seu governo "expressaram seu pesar e sua dor por este trágico acidente e estão rezando pelos passageiros mortos".

Familiares dos passageiros, que esperavam a chegada do avião, choravam angustiados no aeroporto depois de se inteirar do desastre.

"Não podemos explicar a dor que sentimos. Não sabemos se ele está vivo", afirmou Bilal Haider, que esperava seu irmão mais novo, Abas, que foi a Karachi para uma entrevista de trabalho.

"Vários corpos estão espalhados pela zona", declarou Imtiaz Inayat, da prefeitura de Islamabad, citado pela televisão local. "Há um incêndio numa ampla zona. Foram enviadas equipes de socorro e helicópteros", acrescentou.

A Airblue opera desde 2004 com Airbus A320 e A321 e realiza voos domésticos e internacionais para lugares como Dubai e Manchester (Reino Unido). As informações sobre o acidente são das agências AFP, EFE e Reuters.

Avião com mais de 150 a bordo cai no Paquistão

Um Airbus A-320 da Air Blue, com 152 pessoas a bordo, caiu e pegou fogo na manhã desta quarta-feira (27) - início da madrugada no Brasil - numa região montanhosa perto de Islamabad, capital do Paquistão, informam as autoridades locais.

Não há ainda informações oficiais sobre as causas do acidente, tampouco sobre número de mortos.

As agências internacionais de notícias dizem que há sobreviventes: ao menos cinco, que teriam sido levados a um hospital, segundo a France Presse (AFP). Mas a maioria dos que estavam a bordo morreu. A Efe diz que há muitos corpos espalhados pela região do acidente e que quatro deles teriam sido recuperados.

De acordo com Mubarik Shah, porta-voz da estatal que controla a aviação civil, a aeronave caiu com 152 pessoas a bordo. "Havia 146 passageiros e seis tripulantes a bordo. Estamos reunindo informações. Não temos mais detalhes", disse Mubarik Shah.

O porta-voz confirmou que voo cumpria a rota entre as cidades paquistanesas de Karachi, ao sul, e Islamabad, e acrescentou que a aeronave perdeu contato com a torre de controle minutos antes da queda.

Segundo a Efe, o acidente ocorreu pouco antes da aterrissagem, durante forte chuva e sob nevoeiro. O avião caiu e explodiu nas Colinas de Margala, uma das regiões mais belas do país.

(*) Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters

terça-feira, 27 de julho de 2010

Bando intercepta avião no Aeroporto de Caruaru e rouba cheques

Ação ousada. Um avião da empresa JAD Táxi Aéreo que fazia serviços para a empresa Preserve foi interceptado na noite dessa segunda-feira (26) no Aeroporto Oscar Laranjeiras em Caruaru, Agreste do Estado, por oito homens armados que estavam em uma Hilux Preta. O avião chegou a ser metralhado.
 
Avião ficará à disposição da PF para perícia nesta manhã

O bando roubou documentos, cheques e 12 malotes. A aeronave foi assaltada durante o procedimento inicial da decolagem. O avião tinha como destino o Recife.

O carro com os criminosos saiu de dentro de um matagal nas proximidades do aeroporto. Dentro do avião, estavam os tripulantes Milton Amaral de Pontes, 34 anos, e José Carlos Vieiras de Andrade Filho, 29. O dois não ficaram feridos.

Após o assalto, os bandidos abandonaram o carro no Distrito Industrial 2 e conseguiram fugir em outro carro com o apoio de duas motocicletas não identificadas. O avião encontra-se no hangar do aeroporto, onde está sendo periciado pela Polícia Federal de Caruaru.

Lei da Ficha Limpa não retroage, decide TRE-MA

A Lei da Ficha Limpa não pode ser aplicada a condenações ocorridas antes de sua vigência. Essa foi a decisão tomada nesta segunda-feira (26/7), por cinco votos a um, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Com a decisão, os juízes garantiram o registro da candidatura do deputado federal e candidato à reeleição José Sarney Filho (PV-MA). Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

Apesar de o TSE já ter decidido que a Lei Complementar 135/10, apelidada de Lei da Ficha Limpa, pode ser aplicada às condenações anteriores à sua entrada em vigor, os juízes maranhenses entenderam que isso fere o artigo 5º, inciso XXXIX da Constituição Federal. Segundo a regra, “não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal”.

Pelo entendimento do TSE, é no momento do registro da candidatura que se afere se o candidato preenche os requisitos exigidos por lei para concorrer às eleições. Assim, se no momento do registro verifica-se que há uma condenação por órgão colegiado contra ele, não importa quando ela foi proferida. É motivo de impedimento suficiente para a candidatura.

Nesta segunda-feira, os juízes do TRE maranhense discordaram dessa interpretação. Em seu voto, o relator do processo, juiz Magno Linhares, ressaltou que a lei não pode retroagir, senão em benefício do réu. Para o advogado eleitoral Rodrigo Lago, que acompanhou o julgamento, “em que pese o amplo apelo popular para a aplicação desta lei, inclusive para fatos anteriores à sua vigência, a decisão resguarda o que estabelece a Constituição”.

O advogado de Sarney Filho, Marcos Coutinho Lobo, afirmou que a decisão protege o princípio do ato jurídico perfeito. “Se o candidato sofreu a punição e já a cumpriu, não pode a lei reabrir a discussão e aplicar nova sanção”, afirmou. Em sua contestação à impugnação do Ministério Público, o advogado afirmou que a nova lei viola os princípios do devido processo legal, da irretroatividade da lei, da coisa julgada, da não-surpresa, da segurança jurídica, da proporcionalidade, da razoabilidade e da anterioridade da lei penal.

O deputado Sarney Filho foi condenado ao pagamento de multa em 2006, pelo TRE do Maranhão, porque no site oficial do município de Pinheiros, do interior maranhense, havia um link que dava acesso à página do então candidato na internet. De acordo com seu advogado, o site original de Sarney Filho era institucional e, depois, foi transformado em site de campanha. Por isso, o link passou a ser direcionado ao site do candidato.

Na ocasião, os juízes maranhenses decidiram que se tratava de conduta vedada aos candidatos, mas que não teve o poder de influenciar o resultado das eleições, já que o site de Sarney Filho havia sido acessado apenas duas vezes por meio daquele link. Assim, o tribunal não acolheu o pedido de cassação feito pelo Ministério Público Eleitoral, mas decidiu aplicar multa ao candidato.

O recurso contra a atual candidatura à reeleição de Sarney Filho teve como base essa condenação ao pagamento de multa por conduta vedada. De acordo com a Lei da Ficha Limpa, são inelegíveis os condenados “em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma”.

A aplicação da Lei da Ficha Limpa a condenações anteriores à sua vigência é apenas uma das questões que devem ser enfrentadas pelo Supremo Tribunal Federal antes das eleições. Leia mais sobre o tema na reportagem Lei da Ficha Limpa enfrentará dura batalha no STF.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sem título há 19 anos, Brasil vira campeão de polêmicas na Fórmula 1

Pilotos brasileiros estão marcados mais pelos problemas que pelas conquistas

A polêmica envolvendo a ultrapassagem de Fernando Alonso sobre Felipe Massa foi apenas mais um capítulo das confusões envolvendo os pilotos brasileiros na Fórmula 1. Sem títulos nos últimos 19 anos, os competidores do país aparecem mais pelos problemas que pelas vitórias.

Até o GP da Alemanha, disputado neste domingo (25), Massa parecia que iria escapar desse tipo de situação com o destaque conseguido nos últimos anos. O piloto brasileiro, apesar de visivelmente contrariado, confirmou que facilitou a vida do companheiro, mas negou ordem da equipe.

- Sim, definitivamente. Nós não temos ordens de equipe. Se você não está conseguindo fazer o melhor, tem que ajudar o time. Eu mostrei hoje quão profissional eu sou. Eu trabalho para uma empresa e fui profissional.

Vale lembrar que em 2007 o brasileiro foi muito importante auxiliando Kimi Räikkönen a conquistar seu título mundial, superando Lewis Hamilton e o próprio Fernando Alonso, mas nunca de forma tão explícita.

Essa situação foi muito parecida com a vivida por Rubens Barrichello em 2002, quando abriu na última volta para seu então companheiro de equipe, Michael Schumacher, vencer o GP da Áustria.

Na época, o piloto se mostrou conformado com a situação e afirmou não pensou em desobedecer as ordens da equipe, mas cutucou a ordem da equipe.

- Não passou pela minha cabeça desobedecer a ordem. Hoje, não. Meu contrato diz que tenho que seguir ordens. Não cita que tenho que deixar ninguém passar. 

Coincidentemente, os dois beneficiados nessas duas provas já se envolveram em outras confusões envolvendo brasileiros.

Fernando Alonso esteve envolvido em um escândalo que teve a participação de Nelsinho Piquet e do chefe da Renault, Flávio Briatore. O brasileiro teria forçado um acidente no GP de Cingapura para a entrada do safety car na pista, o que ajudou na vitória do espanhol.

Piquet denunciou o caso após ser demitido da Renault em 2009 e o caso foi julgado pela Federação Internacional de Automobilismo. Os pilotos não foram punidos, porém Briatore foi banido do automobilismo (sentença revogada em 2010).

Já Schumacher ganhou a ira dos brasileiros ao substituir Roberto “Pupo” Moreno, na Benetton, em 1991. A polêmica surgiu porque o piloto recebeu seu comunicado de demissão na semana do GP de Monza daquele ano.

Dante festeja título e mira 2011: ‘Ano que vem tem mais. É a vez do deca’

Ponteiro foi o destaque do Brasil na vitória sobre a Rússia na Liga Mundial


No ano de 2009, Dante assistiu de longe ao oitavo título do Brasil na Liga Mundial. Viu do sofá de casa a festa dos seus companheiros e ficou alheio aos problemas. Não estava presente pois havia pedido dispensa da seleção para cuidar da saúde do filho mais novo, Antônio. Em 2010, no entanto, com o caçula recuperado, o ponteiro voltou à equipe e participou da conquista do eneacampeonato. Dessa vez, pode comemorar junto. Mas também sofreu com as críticas e dúvidas.

  • Retornei ganhando novamente. Mas hoje tive uma sensação diferente. Este grupo foi sensacional. Depois que ganhamos os dois primeiros jogos por 3 sets a 2, e recebemos muitas críticas de várias pessoas, inclusive, dos técnicos das outras seleções. Foi difícil para nós. Ao mesmo tempo, isso nos deu mais raiva para buscarmos este título. Vimos agora quem pode ganhar e quem pode perder – disse Dante.

Dante no vôlei Brasil final Liga Mundial Dante ataca contra o bloqueio russo. 
Ponteiro foi o destaque do Brasil na final da Liga Mundial (Foto: EFE)
O próximo objetivo da seleção brasileira é o Campeonato Mundial. A partir de setembro, na Itália, o Brasil vai em busca do seu terceiro título consecutivo. Dante conta que não vê o momento de chegar a competição, mas também já pensa mais à frente.


  • A gente sempre quer mais. Ano que vem tem mais Liga Mundial. É a vez do deca.
No ginásio Orfeo Superdomo, na cidade argentina de Córdoba, o Brasil entrou em quadra questionado para enfrentar os russos. Sabia que se não fosse perfeito, corria o risco de ser superado. Mas, com Dante vivendo um dia inspirado, conseguiu manter a regularidade e tornou-se absoluto no ranking de títulos na Liga Mundial.


  • Foi um jogo sensacional. Eu sabia que o que iria encontrar, pois é uma cambada que tem um potencial muito grande. Mas a gente soube aproveitar os erros deles e ficar com a vitória. O grupo está de parabéns - afirmou o ponteiro, que foi o maior pontuador da final contra a Rússia, com 18 acertos, sendo 15 de ataque e três de bloqueio.

sábado, 24 de julho de 2010

Jovem perde controle de veículo e morre após capotar na BR 316 em Ouricuri


De acordo com informações do 7º Batalhão da PM, o estudante Hugo Augusto Bandeira, de 22 anos, morreu após perder o controle do Fiesta Sedan e capotar na BR 316, nas proximidades do povoado de Santa Rita, em Ouricuri, Sertão de Pernambuco.

Mais três pessoas estavam no carro. Destas, duas sofreram escoriações leves e uma teve fratura exposta. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Ouricuri, mas de acordo com a PM, não correm risco de morte.

India: Fiéis superlotam trens

Hindus arriscam-se para participar de festival religioso.
Festa celebra Krishna-Dwaipayana Vyasa, autor do 'Mahabharata'.



Hindus viajam em trem de passageiros superlotados neste sábado (24)
em Goverdhan, próximo a Mathura, no sul da Índia. (Foto: Reuters)

Todo ano, os fiéis se arriscam para participar da festa religiosa do 
Guru Purnima, que celebra Krishna-Dwaipayana Vyasa, autor do livro 
clássico 'Mahabharata'. (Foto: Reuters)

Vox Populi mostra Dilma oito pontos à frente de Serra; Datafolha mostra empate técnico


A candidata do PT, Dilma Rousseff, está oito pontos à frente de José Serra, candidato do PSDB, na disputa pela Presidência, segundo pesquisa do instituto Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (23) no Jornal da Band. Essa é a primeira sondagem após o início da campanha eleitoral. A petista tem 41% contra 33% do tucano.

A candidata do PV, Marina Silva, continua na terceira posição, com 8%. Os outros presidenciáveis, juntos, não chegam a 1%.

Dilma também leva vantagem no segundo turno. Segundo a sondagem, a petista tem 46% contra 38% do tucano. Brancos e nulos somam 4%, os que responderam não saber em quem votar chegam a 13%.

No cenário espontâneo, em que os candidatos não foram apresentados aos eleitores, Dilma pontuou 28%, Serra teve 21% e Marina 5%. Mesmo sem estar na disputa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 4% de intenções de voto.

Entre os três primeiros colocados, Serra é quem tem a maior rejeição: 24% dos eleitores responderam que não votariam no tucano, contra 20% de Marina e 17% de Dilma.

O instituto entrevistou 3.000 pessoas entre os dias 17 e 20 de julho, e a margem de erro é de 1,8 ponto para mais ou para menos.

A pesquisa divulgada pelo Vox Populi foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no dia 17 de julho com o número 19920/2010.

A última pesquisa Vox Populi foi divulgada no dia 29 de junho, antes do início oficial da campanha. Na ocasião, Dilma aparecia com 40% das intenções de voto, contra 35% de Serra e 8% de Marina Silva.

No dia 3 de julho, pesquisa divulgada pelo instituto Ibope apontou Dilma e Serra empatados com 39%. Marina Silva aparecia com 10% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 6% e indecisos, 7%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos.

Datafolha

Já a Datafolha, divulgada neste sábado (24), aponta um empate técnico entre José Serra (PSDB), com 37% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 36%. Marina Silva (PV) continua em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto.

Em um possível segundo turno, Dilma venceria Serra. A petista aparece com 46% dos votos, contra 45% de Serra. O total de votos brancos e nulos é de 5% e dos que disseram não saber em quem vai votar, 5%.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 2 de julho, Dilma e Serra apareciam tecnicamente empatados, com 39% para Serra e 38% para Dilma, o que configurava empate técnico. Marina tinha 10% em julho.

A pesquisa Datafolha tem margem de erro de dois pontos percentuais. A sondagem ouviu 10.730 eleitores entre os dias 20 e 23 de julho a pedido do jornal Folha de S.Paulo e da TV Globo.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Advogado de Bruno diz que Eliza foi vista em shopping do Rio

O advogado Quaresma insiste na tese de que Eliza está viva

O advogado de defesa do goleiro Bruno, Ércio Quaresma, afirma que recebeu informações sobre o paradeiro da modelo Eliza Samudio, que estaria viva. Ele concedeu entrevista a José Luiz Datena, no programa Manhã Bandeirantes, e disse que a jovem foi vista quinta-feira em um Shopping Center do Rio de Janeiro.

Quaresma disse que repassará ao apresentador um email, que ainda deve receber, com imagens da ex-amante de Bruno, viva. Ele ressaltou, no entanto, que por enquanto foi apenas uma denúncia e que ainda não recebeu nenhuma imagem.

O advogado também confirmou que o goleiro poderá acionar o Estado por tê-lo prendido sem provas “Tentaram destruir o nosso cliente. A cobra vai fumar”.

Quaresma continua sustentando a tese de que Eliza Samudio está viva e diz que quem tem que encontrá-la é a polícia.

Nesta entrevista à Rádio Bandeirantes, ele afirmou que não é moleque ao por em dúvida o resultado de exames que apontaram sangue no pelo de cachorros de um dos supostos envolvidos no caso.

Muricy é o novo técnico da Seleção Brasileira


O novo técnico da Seleção Brasileira é Muricy Ramalho. O treinador, de 54 anos, terá a responsabilidade de comandar a renovação da Seleção para a disputa da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

A apresentação de Muricy Ramalho está prevista para segunda-feira à tarde, quando o treinador vai também fazer a primeira convocação. A comissão técnica ainda não foi anunciada. No dia 10 de agosto, a seleção brasileira tem um amistoso marcado contra os Estados Unidos, em Nova Jersei. A expectativa é que o grupo seja formado, basicamente, por jogadores que atuam no futebol brasileiro.

Eleito o melhor técnico do Brasileirão entre 2005 e 2008, Muricy tem como ponto alto da carreira o tricampeonato nacional com o São Paulo (2006, 2007 e 2008), depois de ter sido vice com o Inter em 2005. Como jogador, nos tempos em que ainda era cabeludo, foi um talentoso meia do tricolor paulista entre 1973 e 1979, com 26 gols em 177 jogos.

Em recente entrevista ao jornal "O Globo", o treinador disse que sua maior frustração foi não ter participado da Copa do Mundo de 1978. Segundo ele, o sonho só não foi realizado por causa de uma lesão que sofreu nos tempos em que o técnico Coutinho definia o grupo que jogaria na Argentina.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Governador de MS reage fisicamente à ofensa verbal de cidadão



O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), foi chamado de ladrão por um eleitor e respondeu à ofensa com um tapa na cara do autor da agressão verbal. O episódio foi visto por dezenas de pessoas e teve como palco o populoso bairro Aerorancho II, situado na periferia de Campo Grande.

A assessoria de Puccinelli, afirmou que "quem acabou sendo agredido foi o governador". O tapa foi desfechado contra o montador de acessórios para automóveis, Rodrigo de Campo Roque, 23 anos, morador do bairro, que foi dominado por policiais militares e levado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC).

O delegado de plantão, Paulo Henrique Sá, lavrou Boletim de Ocorrência Policial como sendo "injuria real contra o governador". O rapaz afirmou que "tive que fazer um acordo. O delegado me disse que para eu registrar ocorrência como vítima, teria que prestar queixa lá em Goiás. Lá você consegue".

O caso aconteceu por volta de 18h30m de ontem, na rua Arapoti, também conhecida por rua da feira, onde Puccinelli e comitiva realizava passeata, com pequenas paradas para conversar com os moradores. Em uma dessas pausas, perguntou para Roque: "Você lê jornais? Viu quanto eu fiz por Campo Grande?". Roque teria respondido: "Vi também que o senhor é ladrão".

"O governador me deu um tapa de mão aberta no rosto e eu dei-lhe um empurrão, para não levar outro tapa. Imediatamente fui dominados pelos PMs e colocado em uma viatura policial. Devo ter chegado na DEPAC por volta de 20h, mas só fui liberado hoje (quinta-feira 20) às 2h da madrugada", disse Roque.

Guilherme Filho, um dos assessores do governador, que também trabalha na campanha para a reeleição de Puccinelli, informou que "não foi nada disso", embora não estivesse presente ao local. "O que houve foi uma agressão por parte de um dos moradores, contra o governador. O agressor foi levado para a delegacia de polícia, e vai responder pelo que fez".

Bruno deixam juizado em Contagem


Ele participou da audiência de instrução de menor.
Sérgio Sales, primo do goleiro, permaneceu no local por mais tempo.
 


Bruno sorri ao deixar juizado, em Contagem
(Foto: Reprodução/TV Globo)

O goleiro Bruno de Souza, deixou o Juizado da Infância e da Juventude, em Contagem (MG), por volta de 14h desta quinta-feira (22). Na saída, Bruno sorriu.

"O sorriso de Bruno é a certeza de que a Justiça vai prevalecer", afirmou o advogado que defende o atleta, Ércio Quaresma, que explica que eles permaneceram em silêncio no juizado. "Todos ficaram calados, porque não sabem do que são acusados.

Sérgio Sales, primo do goleiro, foi ao juizado para participar da audiência de instrução do menor que foi detido na casa do atleta, no Rio de Janeiro. Segundo o Tribunal de Justiça, todos os intimados ficaram em salas separadas, sem comunicação, e foram chamados um de cada vez pelo juiz.

Bruno foi o primeiro, seguido por Bola e Macarrão. Eles se negaram a falar, segundo o Tribunal de Justiça. Por último, Sales foi chamado. Ele permaneceu na sala de audiência por cerca de 50 minutos.

O menor não se manifestou durante a audiência, segundo o Ministério Público Estadual. Segundo o promotor da Infância e da Juventude Leonardo Barreto Moreira Alves, na ocasião, o menor disse que participou do sequestro de Eliza Samudio, mas negou que tenha presenciado a morte e ocultação de cadáver.

Chega a 300 número de casas danificadas por temporal em Canela

Na cidade, ventos chegaram a 124km/h, segundo meteorologistas. 
Técnicos da Defesa Civil avaliam os estragos provocados pela chuva.

  Técnicos da Defesa Civil avaliam estragos
provocados pela chuva no interior do RS
(Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini/Divulgação)


A Defesa Civil já registrou danos causados por um temporal em pelo menos 300 residências de Canela (RS).

De acordo com o subchefe da Defesa Civil, major Aurivan Chiocheta, cerca de 200 pessoas estão desalojadas e outras onze estão desabrigadas em Canela. As vítimas passaram a noite em um centro de eventos da cidade.

"Muitas famílias perderam tudo, mas foram auxiliados por vizinhos e parentes", disse Chiocheta.

Ventos de 124 km/h atingiram a cidade e provocaram também ferimentos leves em onze pessoas, que foram atendidas no Hospital de Caridade de Canela e liberadas posteriormente, segundo a assessoria de imprensa do governo do estado.

Técnicos da Defesa Civil foram enviados à região para avaliar os estragos provocados pela chuva.

Em Gramado, cidade que também foi afetada pelo fenômeno, de acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registradas oito ocorrências de residências atingidas, e não houve feridos.

Ventos

Segundo os registros do Inmet, o pico de vento da noite de quarta-feira (21) foi registrado em Canela, com ventos de 124km/h. Em São José dos Ausentes, houve registro de ventos de 90km/h. Em outras áreas do Rio Grande do Sul, as rajadas ficaram entre 70 e 80 km/h.

Doações

Roupas e cobertores para as vítimas da chuva podem ser doadas nos locais:


  • Central de Doações do Estado, no Centro Administrativo Fernando Ferrari. Av. Borges de Medeiros, 1501 - Porto Alegre.Telefone: (51) 3212-4678.


  • CTG Querência. Rua Visconde de Mauá, 301 - Canela. Telefone (54) 3282-2666.

Transferência de renda tira família da pobreza, diz Ipea



Os programas de transferência de renda cresceram em trinta anos e já fazem parte do orçamento familiar, contribuindo para manter algumas famílias longe da linha da pobreza, segundo levantamento do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Em 1978, pensões, aposentadorias e programas assistencialistas, como o atual Bolsa Família, representavam 8,1% da renda familiar per capita. A participação desses benefícios subiu para 19,3% da renda das famílias em 2008.


Se não existissem os programas de transferência de renda, o número de famílias que viveriam com menos de um quarto de salário mínimo seria de 40,5 milhões em 2008. Como os benefícios abatem a pobreza, cerca de 18,7 milhões de pessoas vivem nessas condições. A diferença entre um cenário e outro é de 116%, aponta o IPEA.

Dependência da transferência por estado

O instituto analisou também em quais estados a renda familiar é mais dependente dos programas de transferência de renda. Nas dez primeiras colocações, oito delas são ocupadas por estados do Nordeste. No topo estão Piauí (32,2%), Paraíba (27,5%) e Pernambuco (25,7).

O Rio de Janeiro aparece na quarta posição, com 25,5%; São Paulo, na 15º posição, com 16,4%; e Minas Gerais, com 20,5% da renda per capita de suas famílias composta por programas dessa ordem, aparece em 12º lugar. Os três estados do Sudeste juntos 48,1% de todos os recursos destinados a esses benefícios. Na ponta dos estados menos dependentes, aparece o Amapá, com 8,3%.

Molécula do vinho e da maçã pode ajudar tratamento da leucemia

Pesquisa indica quercetina como complemento para os remédios contra a doença
 Foto Getty Images
Quercetina está presente em alimentos como vinho tinto e chá verde
 
 Uma molécula com propriedades antioxidantes naturais, a quercetina, pode ser empregada como complemento de medicamentos utilizados nos tratamentos contra a leucemia, intensificando seus efeitos, anunciou nesta quinta-feira o CNR (Conselho Nacional de Pesquisa da Itália). 
 
Gian Luigi Russo, pesquisador responsável pelo estudo, diz que "a molécula é capaz de bloquear o processo de transformação de uma célula normal em um tumor, ou de inverter se ele já estiver em curso". A quercetina é uma molécula antioxidante natural, normalmente presente em alimentos como as alcaparras, a maçã, o vinho tinto, o chá verde, a cebola e o aipo, diz o pesquisador.
  • Pela primeira vez, demonstramos que a quercetina é eficaz contra as células tumorosas de pacientes que sofrem de leucemia linfoide crônica.
Russo diz que a molécula é bem tolerada pelo corpo, mesmo em doses elevadas, mas é preciso tomar cuidado.
  • Doses massivas de antioxidantes, incluindo a quercetina, absorvidas livremente sob a forma de suplementos dietéticos por pessoas saudáveis e sem controle médico, podem se tornar perigosas para a saúde.
A leucemia linfoide crônica, que atinge em média de uma a seis pessoas a cada 100 mil, é a forma mais frequente de leucemia entre adultos. O problema, que progride rapidamente, faz com que a medula produza um grande número de células sanguíneas anormais.

Novo grupo de militares embarcou nesta terça para o Haiti

Militares de Brasília se integram ao rodízio da Missão de Paz da ONU.Outros sete embarques ainda estão previstos para as próximas semanas.
Um grupo de 40 militares de Brasília embarcou nesta terça-feira (20) para o Haiti. O grupo se juntará aos demais militares de outras partes do Brasil que já estão atuando na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). Estão previstos mais sete voos com militares de Brasília para as próximas semanas. (Foto: Valter Campanato/ABr)

O apoio ao Haiti foi intensificado após o terremoto que devastou o país em janeiro deste ano, deixando mais de 200 mil mortos. Atualmente a Minustah conta com a participação de 8.940 militares de vários países. O Brasil é o responsável pelo comando da missão internacional.(Foto: Valter Campanato/ABr)

Promotores pedem a prisão de Wesley Snipes

Ator cumpre em liberdade condicional pena por sonegação fiscal. 
Snipes foi astro da série 'Blade, o caçador de vampiros'.

O ator Wesley Snipes. (Foto: AP)

Procuradores federais pediram nesta quarta-feira (21) a um juiz americano que revogue a liberdade condicional do ator Wesley Snipes e o faça iniciar imediatamente o cumprimento da sua pena de três anos de prisão por sonegação fiscal.

"Não há uma boa razão para adiar sua rendição", argumentaram os procuradores na petição. Ainda não há audiência marcada para avaliar o pedido.

Daniel Meachum, advogado de Snipes, afirma que irá responder em breve à petição, tanto na corte distrital quanto num tribunal de recursos. Ele não deu detalhes da sua argumentação.

Na sexta-feira (16), um tribunal federal de recursos confirmou a sentença de 2008 imposta ao ator por um tribunal de Ocala (Flórida) por três violações tributárias.

Snipes, de 47 anos, astro da série "Blade, o caçador de vampiros", foi indiciado em 2006 por ter tentado obter ilegalmente uma restituição tributária de US$ 7,3 milhões, e por não ter declarado imposto de renda de 2000 a 2005.

TRE absolve Armando e Luciana. Inocêncio pagará multa

Assim como aconteceu em julgamentos anteriores, O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) absolveu, nesta quarta-feira (21), vários candidatos acusados pelo Ministério Público Eleitoral de fazerem propaganda eleitoral antecipada. Entre eles, estão o candidato ao Senado Armando Monteiro Neto (PTB) e a candidata a deputada federal e ex-prefeita de Olinda Luciana Santos (PCdoB). A propaganda política só começou a ser permitida no dia 6 de julho.

Os únicos que pagarão multa serão três candidatos do PR, já que foram condenados em primeira instância e seus advogados não recorreram no prazo legal previsto pela lei das eleições, que é de 24 horas. São eles o deputado federal Inocêncio Oliveira, o deputado estadual Manoel Ferreira e o secretário de saneamento do Recife, José Marcos de Lima. A multa de Inocêncio foi fixada em R$ 20 mil para ele e mais R$ 20 mil para o partido. Os outros dois candidatos do PR pagarão R$ 10 mil cada, e o partido arcará com mais R$ 10 mil por cada um dos dois.

O primeiro a ser julgado na sessão desta quarta foi Armando Monteiro Neto, que havia sido condenado em primeira instância pelo desembargador Raimundo Nonato a pagar multa no valor de R$ 25 mil. O Ministério Público o acusava de propaganda eleitoral antecipada realizada em quatro inserções televisivas destinadas à propaganda partidária, nos dias 10, 12, 14 e 17 de maio. Para o MPE, o espaço deveria ser reservado para divulgar ideias do partido, e não para promover seus filiados.

Armando Monteiro e o partido recorreram da decisão da primeira instância, e o TRE entendeu, por maioria de votos, que não houve propaganda antecipada, já que o político não pediu votos e nem mencionou sua candidatura. Para a maioria dos desembargadores, o que houve foi promoção pessoal e prestação de contas das ações do político. Eles também avaliaram que é possível que o espaço partidário traga menções a atos de seus membros.

Após a decisão do Tribunal, o procurador Sady Torres afirmou, com um toque de ironia, que "Propaganda eleitoral é algo que não existe neste País".

A mesma decisão foi tomada em processos envolvendo os candidatos Anderson Ferreira, Henrique Queiroz e Sebastião Oliveira, todos do PR. Eles também haviam sido condenados em primeira instância, mas o TRE reformou as sentenças, absolvendo os três.
A candidata Luciana Santos, do PCdoB, já havia sido inocentada em primeira instância e, após recurso do MPE, o TRE manteve a decisão por unanimidade. Ela também havia aparecido em espaço destinado a propaganda partidária no mês de junho. A propaganda mencionava feitos políticos da candidata.

Os advogados dos três candidatos do PR condenados a pagar multa deverão recorrer ao Tribunal Supeior Eleitoral (TSE), pois alegam que a inserção deve ser julgada dentro da lei dos partidos, e não da lei das eleições. A lei dos partidos tem um prazo mais amplo para recursos, e, se o TSE enquadrar o processo nessa lei, o prazo da defesa não terá sido desrespeitado.