quinta-feira, 13 de maio de 2010

Polícia desarticula na Paraíba quadrilha que comprava droga na Bolívia e vendia em 3 estados do Nordeste

A polícia desarticulou nesta quinta-feira na Paraíba uma quadrilha que comprava drogas na Bolívia e distribuía para estados do Nordeste do país. A Operação Quark cumpriu 44 dos 63 mandados de prisão expedidos pela Justiça contra acusados de participação no esquema. Destas prisões, 39 aconteceram na Paraíba e quatro em outros estados. Também foram encontrados 50 kg de entorpecentes - a maior parte crack.

Segundo o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Gustavo Gominho, o crack recebido por esta organização criminosa tinha origem na Bolívia. Os entorpecentes entravam no país por Rondônia, e de lá eram distribuídos para a quadrilha na Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

O chefe do esquema responsável por enviar a droga de Rondônia para os demais estados seria um dos traficantes mais influentes do Brasil. A identidade do bandido não foi revelada e ele continua foragido. De acordo com o secretário, os responsáveis locais seriam presidiários, que negociavam a droga por telefone, muitos deles utilizando linhas empresariais para não levantar suspeitas.

Segundo a polícia, a organização criminosa funcionaria como uma "empresa", ou uma espécie de associação que possui várias franquias, cada uma dominando uma área do estado com seus chefes locais.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, a quadrilha envolve, além de transportadores e receptores de drogas, fornecedores interestaduais e presidiários.

Os alvos investigados deverão ser presos temporariamente por 30 dias e serão indiciados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico ilícito de entorpecentes.

Os mandados foram cumpridos por 30 delegados e 300 homens das polícias civil, militar, federal, rodoviária federal e do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), setor do Ministério Público Estadual.

A operação aconteceu em João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Sapé, Guarabira, Rio Tinto e Baía da Traição. Nas áreas indígenas, os delegados tiveram o reforço da Polícia Federal e pela Polícia Rodoviária Federal.

A prisão dos envolvidos foi decretada pelo juízo da 2ª Vara da Comarca de Sapé, no Brejo paraibano. Os pedidos de prisão e de busca e apreensão foram feitos pelo delegado da Polícia Civil Allan Murilo Terruél, que preside o inquérito policial que deu origem à ação.
Prisões e apreensões em Pernambuco

No Pernambuco, a Polícia Federal prendeu sete pessoas e apreendeu 25kg de pasta base de cocaína, além de R$ 25 mil em dinheiro, dois carros e uma carreta.

Os suspeitos foram encontrados em Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. A droga era trazida ao Nordeste de Mato Grosso e distribuída em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Rondônia.

As pessoas detidas e o material apreendido foram levados para a sede da Polícia Federal em Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário