terça-feira, 18 de maio de 2010

Seis pessoas são assassinadas em Floresta


Seis pessoas executadas a tiros: uma mulher grávida de cinco meses, dois adolescentes, uma criança de apenas 5 anos e dois homens. Cinco delas eram da mesma família e a outra, um empregado da casa. A primeira chacina do ano em Pernambuco deixou assustados os moradores de Floresta, município no Sertão do Estado, a 433 quilômetros do Recife. Os assassinos amarraram três e depois atiraram em todos. A criança morreu em cima da cama.

O crime bárbaro aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (17), por volta das 13h30, no Assentamento Caldeirão Periquito, na Fazenda Realengo, zona rural da cidade. Testemunhas contam que pelo menos quatro homens chegaram ao local à procura do agricultor Antônio da Silva Avelino, conhecido como Iraíldo, de idade não revelada.

Como Avelino havia saído de casa em companhia da esposa Juciane Timóteo da Silva, 20 anos, o grupo decidiu esperá-lo. O restante da família e um empregado da casa foram mantidos reféns pelos bandidos.

A irmã de Juciane, Rosana, 16, e o empregado da família, Demézio Alves da Silva, 20, ficaram amarrados em um cômodo nos fundos da residência. Um outro irmão de Juciane, Juvildo, 15, chegou ao local para falar com a irmã e também terminou amarrado. A criança, Steffane Vitória Tenório da Silva, filha do primeiro casamento do agricultor, permaneceu deitada em um quarto.

Poucos minutos depois, Avelino e Juciane chegaram de moto e foram recebidos à bala pela quadrilha. Ainda tentaram fugir, mas terminaram mortos. Os bandidos também executaram Juvildo, Rosana, Demézio e a pequena Steffane com tiros na cabeça. Eles fugiram em um carro prata.

Policias civis do Departamento de Operações e militares da 1ª Companhia Independente de Belém do São Francisco realizaram buscas na área, mas não localizaram os responsáveis pela chacina.

O assentamento fica em um local de difícil acesso, a cerca de 80 quilômetros do Centro de Floresta, às margens de uma estrada que liga ao município vizinho de Ibimirim.

Até as 22h desta segunda, os corpos permaneciam no local, aguardando para serem removidos possivelmente para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste.

O crime está sendo investigado pela Delegacia de Floresta. Segundo o delegado Magno Souza, ainda não há identificação dos suspeitos. “A investigação está bastante adiantada”, garantiu.

VINGANÇA - O passado de Antônio da Silva Avelino pode ser o principal motivo da primeira chacina do ano em Pernambuco. Acusado de um homicídio na Paraíba, além de assalto, Iraíldo, como é conhecido na região, trabalhava atualmente na agricultura. Como os assassinos chegaram ao assentamento procurando o agricultor, a polícia acredita que Avelino seria o único alvo da quadrilha.

Dessa forma, a esposa, que estava grávida dele, a filha, os cunhados e o empregado da família teriam morrido como queima de arquivo por estar na residência do agricultor naquele momento. Para o comandante da 1ª Companhia de Policiamento de Belém de São Francisco, major Rômulo Lamenha, os crimes cometidos por Avelino podem ter relacionamento com a chacina. “Em um levantamento inicial, descobrimos que ele responde por homicídio e assalto”, explicou o comandante.

De acordo com Neide Lopes, integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região e secretária da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), o clima é de muita tristeza no assentamento. “Estão todos pasmos. A cena é horrível, tem corpos por todos os locais da casa. A prefeita está em Brasília, mas pediu para eu ir lá e dar todo o apoio às famílias”, explicou.

A última chacina registrada no Estado aconteceu há dez meses, em julho do ano passado, quando cinco sem-terra foram assassinados em Brejo da Madre de Deus, no Agreste do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário