quarta-feira, 28 de julho de 2010

Policia do Paquistão afirma que não há sobreviventes no acidente aéreo


As esperanças de que pudessem ser encontrados sobreviventes no acidente aéreo ocorrido próximo a Islamabad, capital do Paquistão, foram eliminadas pela polícia. Os integrantes das equipes que atuam no local afirmam que não deve haver vítimas ainda com vida.

"A chance de haver quaisquer sobreviventes são muito pequenas. Recolhemos os restos de mais de 90 pessoas até agora", disse à Reuters Bin Yameen, oficial de polícia de Islamabad.

Acidente

O avião, um Airbus A-321 da companhia Air Blue, a segunda maior do Paquistão, decolou às 7h50 locais (23h50 de terça em Brasília) da cidade sulina de Karachi, com destino a Islamabad, e se acidentou nas Colinas de Margala, a norte da capital.

Cerca de 25 guardas florestais que trabalham no local, um parque nacional frequentado pela população da capital, conseguiram chegar ao ponto do acidente em cerca de 20 minutos, e iniciaram os trabalhos de resgate, prejudicados pela chuva e por um denso nevoeiro.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas, mas as autoridades trabalham com algumas hipóteses: "Aparentemente, a causa do acidente é o mau tempo, mas as investigações continuam", declarou o porta-voz da Airblue, Raheel Ahmed, à AFP.

O tempo estava muito nublado e chuvoso na manhã desta quarta na capital paquistanesa e nas colinas próximas. "O avião voava muito baixo e ouvimos um barulho muito forte", declarou um residente da região.

Uma espessa fumaça era vista nas colinas verdes de Margalla, que cercam a capital. As televisões locais mostram os veículos dos serviços de resgate que se dirigiam para o local do acidente.

Luto

O governo paquistanês decretou um dia de luto nacional. O primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani e seu governo "expressaram seu pesar e sua dor por este trágico acidente e estão rezando pelos passageiros mortos".

Familiares dos passageiros, que esperavam a chegada do avião, choravam angustiados no aeroporto depois de se inteirar do desastre.

"Não podemos explicar a dor que sentimos. Não sabemos se ele está vivo", afirmou Bilal Haider, que esperava seu irmão mais novo, Abas, que foi a Karachi para uma entrevista de trabalho.

"Vários corpos estão espalhados pela zona", declarou Imtiaz Inayat, da prefeitura de Islamabad, citado pela televisão local. "Há um incêndio numa ampla zona. Foram enviadas equipes de socorro e helicópteros", acrescentou.

A Airblue opera desde 2004 com Airbus A320 e A321 e realiza voos domésticos e internacionais para lugares como Dubai e Manchester (Reino Unido). As informações sobre o acidente são das agências AFP, EFE e Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário