quarta-feira, 17 de março de 2010

Disque-Denúncia já recebeu mais de 1.600 ligações sobre casos de poluição sonora



Após um mês do lançamento da campanha Som Sim Barulho Não do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Disque-Denúncia já recebeu 1.691 ligações sobre casos de poluição sonora. Em mais da metade dos casos, o Recife aparece como a cidade com o maior barulho, 56%; em segundo lugar, Olinda, 12%; e Jaboatão dos Guararapes ficou com 11% das reclamações.

Ao todo, foram mais de 48 telefonemas por dia. As maiores reclamações eram sobre a poluição sonora no horário da noite, que correspondeu a cerca de 33% das ligações. Em seguida, vieram os que abusam do som a qualquer hora do dia, 32%.

Em quase metade dos casos, cerca de 43%, o barulho vem das casas. Os ruídos das ruas, por exemplo, com os barulhos feitos por carrocinhas de CD ficaram em segundo lugar, 24%. Na terceira posição, os bares com 15% e, por último, as igrejas e os clubes, 5%.

O Disque-Denúncia oferece uma recompensa de R$ 100 até R$ 2 mil por informações sobre os locais de sons abusivos que podem ser comprovadas pela polícia. Os dados repassados pelo denunciante deverão ser comprovados durante a investigação. Após a resolução do caso, as pessoas que fizeram a denúncia poderão ligar para o disque-denúncia e informar que desejam receber o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário