quarta-feira, 17 de março de 2010

Duas cidades baianas registram tremor de terra

Moradores de Jiquiriçá e Mutuípe ficaram assustados com o abalo.
UFRN diz que magnitude máxima é de 2 graus na escala Richter.


Duas cidades baianas registraram tremor de terra às 13h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (16). Os abalos foram sentidos em Jiquiriçá (BA) e Mutuípe (BA), segundo informações do Laboratório Sismológico da Univesidade Federal do Rio Grande do Norte. (UFRN).

Segundo Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório, as estações mais próximas estão a cerca de 600 quilômetros das duas cidades. "Por causa da distância, estimamos que a magnitude do tremor tenha sido de, no máximo, dois graus na escala Richter."

Ele informou ao G1 que está fazendo um levantamento sobre o abalo nas duas cidades baianas. "Sabemos que já houve tremores na região, mas ainda não conseguimos fazer o levantamento. Até o momento, não há registros de danos significativos nos imóveis nas cidades de Mutuípe e Jiquiriçá".

Maior incidência

O Nordeste é a região com um dos maiores níveis de atividade sísmica do Brasil, segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco têm maior incidência de abalos, de acordo com laboratório de sismologia da UFRN.

Outros estados nordestinos também registram tremores, mas cerca de 60% dos casos ficam concentrados nos três estados.

A cidade de Alagoinha (PE), registrou 42 tremores de terra de baixa intensidade entre os dias 3 e 9 deste mês. Os moradores mostraram ao G1 os danos provocados pelos abalos e afirmaram que saem de casa quando acontece um tremor.

Em São Caitano (PE), os moradores ficam assustados com o barulho provocado pelos abalos. Os comerciantes de Caruaru (PE) temem que tremores afastem os turistas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário